Significado de Dúvida

O que significa Dúvida:

Dúvida é o substantivo feminino que indica um estado de incerteza em relação à realidade ou hesitação entre duas coisas.

Em alguns casos, dúvida pode ser sinônimo de suspeita e ceticismo.

Quando uma pessoa tem dúvida sobre alguma coisa, normalmente procura alguém que possa esclarecer essa dúvida. Ex: Estava com dúvidas sobre o meu imposto de renda, por isso liguei para o meu contabilista.

A expressão "por via das dúvidas" é usada quando se toma uma precaução porque não se tem a certeza de alguma coisa. Ex: Por via das dúvidas, é melhor levar mais uma muda de roupa, porque acho que vai chover.

Também existe a locução adverbial "sem dúvida", que significa com certeza ou certamente e é uma expressão usada para corroborar algumas afirmações ou responder algumas perguntas.

Dúvida e duvida

Tanto dúvida como duvida são palavras existentes. Enquanto dúvida é o substantivo, duvida (sem o acento) é a conjugação do verbo duvidar, na terceira pessoa do presente do indicativo. Ex: Eu não tenho dúvida que o meu chefe duvida das minhas capacidades, e por isso não vou ser promovido.

Dúvida metódica e hiperbólica

Uma das características da filosofia cética é a dúvida definitiva, que posteriormente se transforma em um fim. Por outro lado, a dúvida é momentânea quando ocorre durante uma atividade de reflexão ou quando é usada como um método racional de investigação, conhecido como dúvida metódica.

A dúvida metódica, criada por René Descartes, consiste em uma atitude crítica de duvidar de tudo aquilo que é considerado como verdade. O sistema cartesiano usa a dúvida como um método, em que são dados passos lógicos em que a dúvida vai aumentando, até chegar a um ponto onde se duvida de tudo. Essa dúvida é exagerada, e por esse motivo também é conhecida como dúvida hiperbólica. Em alguns casos a dúvida cessa, e são apreendidos princípios fundamentais para aquele que inicialmente duvidou.

Data de atualização: 11/09/2014.