Tribos de Israel: o que foram e qual seu significado

Denise Alves
Revisão por Denise Alves
Mestre em Literatura, pedagoga, formanda em Teologia

As Tribos de Israel são clãs de ascendência hebraica que teriam se originado na família de Abraão, Isaque e Jacó, os 3 principais patriarcas judeus segundo a Bíblia.

Foram doze tribos de Israel, chamadas com os nomes dos filhos de Jacó: Rúben, Simeão, Levi, Judá, , Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom e Benjamim.

A tribo que seria do filho José foi divida em duas, recebendo o nome dos seus herdeiros, Efraim e Manassés.

A história das tribos de Israel é contada, principalmente, nos livros Gênesis, Êxodo, Josué e Reis do Antigo Testamento da Bíblia.

Origem das tribos de Israel

Jacó, também chamado Israel, é considerado um dos grandes líderes judeus, filho de Isaque e neto de Abraão. Teve duas esposas (Lia e Raquel) e duas concubinas (Zilpa e Bila) com quem teve filhos.

Dos filhos de Jacó, os que tiveram seus nomes dados aos clãs foram Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom e Benjamim.

A outra tribo, que pertenceria a José, foi dada aos seus filhos, netos de Jacó. Ao fim de sua vida, Jacó acolheu os netos como herdeiros, sendo dados os nomes de Efraim e Manassés para cada metade da tribo.

Foi a partir das tribos que a terra prometida aos judeus foi dividia. Somente a tribo de Levi não recebeu território, pois ganharam de Deus a missão do sacerdócio e viviam nas cidades das demais tribos. Apesar de o total de treze tribos, territorialmente foram doze, pois a tribo de Levi vivia espalhada entre as demais.

Mapa das 12 Tribos de Israel.

Os clãs, que inicialmente começaram como famílias, cresceram e se transformaram em populações significativas. Eles habitaram a região de Canaã (terra prometida), que hoje correspondem ao território de Israel, da Faixa de Gaza, da Cisjordânia, do Líbano e partes da Jordânia e da Síria.

As tribos, apesar de terem a mesma origem, construíram individualidades e, conforme o contexto histórico, juntavam-se ou separavam-se. Durante os 3 primeiros reinados, de Saul, Davi e Salomão, as doze tribos estavam unidas em um único reino.

Após a morte do Rei Salomão (aproximadamente em 930 a.C.), as tribos se dividiram em dois reinos. O Reino de Judá (reino do Sul), que compreendiam as tribos de Judá e Benjamim, governado pelos descendentes de Salomão e, o Reino de Israel (Reino do Norte), composto pelas 10 tribos restantes.

Qual os significados das 12 tribos de Israel

A Bíblia conta que Jacó, após ter tido um encontro com Deus, teve seu nome mudado para Israel e os seus descendentes se tornaram o povo de Israel.

São os filhos de Jacó que nomearam e compuseram cada uma das doze tribos, iniciando a formação do povo de Israel. Sendo Jacó, neto de Abraão, chamado por Deus, o povo de Israel também é considerado o povo de Deus.

Após a escravidão no Egito, os hebreus das doze tribos chegaram à terra prometida de Canaã, e com a divisão do território em tribos iriam formar o seu povo.

Veja também o que foram as Pragas do Egito e o que é o Leão de Judá.

Denise Alves
Revisão Denise Alves
Mestre em Literatura (UC), licenciada em Letras - Português (UFMG), Pedagogia (UEMG) e formanda em Teologia (IBP).
Outros conteúdos que podem interessar