Tribos de Israel: o que foram e qual seu significado

Denise Alves
Revisão por Denise Alves
Pedagoga, mestre em Literatura e formanda em Teologia

As Tribos de Israel são clãs de ascendência hebraica que teriam se originado na família de Abraão, Isaque e Jacó, os 3 principais patriarcas judeus segundo a Bíblia.

Foram doze tribos de Israel, chamadas com os nomes dos filhos de Jacó: Rúben, Simeão, Levi, Judá, , Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom e Benjamim.

A tribo que seria do filho José foi divida em duas, recebendo o nome dos seus herdeiros, Efraim e Manassés.

A história das tribos de Israel é contada, principalmente, nos livros Gênesis, Êxodo, Josué e Reis do Antigo Testamento da Bíblia.

Origem das tribos de Israel

Jacó, também chamado Israel, é considerado um dos grandes líderes judeus, filho de Isaque e neto de Abraão. Teve duas esposas (Lia e Raquel) e duas concubinas (Zilpa e Bila) com quem teve filhos.

Dos filhos de Jacó, os que tiveram seus nomes dados aos clãs foram Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom e Benjamim.

A outra tribo, que pertenceria a José, foi dada aos seus filhos, netos de Jacó. Ao fim de sua vida, Jacó acolheu os netos como herdeiros, sendo dados os nomes de Efraim e Manassés para cada metade da tribo.

Foi a partir das tribos que a terra prometida aos judeus foi dividia. Somente a tribo de Levi não recebeu território, pois ganharam de Deus a missão do sacerdócio e viviam nas cidades das demais tribos. Apesar de o total de treze tribos, territorialmente foram doze, pois a tribo de Levi vivia espalhada entre as demais.

Mapa das 12 Tribos de Israel.

Os clãs, que inicialmente começaram como famílias, cresceram e se transformaram em populações significativas. Eles habitaram a região de Canaã (terra prometida), que hoje correspondem ao território de Israel, da Faixa de Gaza, da Cisjordânia, do Líbano e partes da Jordânia e da Síria.

As tribos, apesar de terem a mesma origem, construíram individualidades e, conforme o contexto histórico, juntavam-se ou separavam-se. Durante os 3 primeiros reinados, de Saul, Davi e Salomão, as doze tribos estavam unidas em um único reino.

Após a morte do Rei Salomão (aproximadamente em 930 a.C.), as tribos se dividiram em dois reinos. O Reino de Judá (reino do Sul), que compreendiam as tribos de Judá e Benjamim, governado pelos descendentes de Salomão e, o Reino de Israel (Reino do Norte), composto pelas 10 tribos restantes.

Qual os significados das 12 tribos de Israel

A Bíblia conta que Jacó, após ter tido um encontro com Deus, teve seu nome mudado para Israel e os seus descendentes se tornaram o povo de Israel.

São os filhos de Jacó que nomearam e compuseram cada uma das doze tribos, iniciando a formação do povo de Israel. Sendo Jacó, neto de Abraão, chamado por Deus, o povo de Israel também é considerado o povo de Deus.

Após a escravidão no Egito, os hebreus das doze tribos chegaram à terra prometida de Canaã, e com a divisão do território em tribos iriam formar o seu povo.

Veja também:

Denise Alves
Revisão por Denise Alves
Mestre em Literatura pela Universidade de Coimbra, formanda em Teologia no IBP - Instituto Bíblico Português, licenciada em Letras pela UFMG, em Pedagogia pela UEMG.
Outros conteúdos que podem interessar