Significado de Trovadorismo

O que é Trovadorismo:

Trovadorismo foi um movimento poético e literário iniciado no século XI, no sul da França, na região da Provença. Nessa época as poesias eram feitas para serem cantadas ao som da flauta, viola ou alaúde.

O trovador era o autor das composições. O cantor era chamado de jogral, e o menestrel era considerado superior ao jogral por ter mais instrução e habilidades artísticas, sabia tocar e cantar.

Os trovadores provençais eram considerados os melhores da época, o estilo foi imitado em toda a parte e se espalhou pela Europa. A maior parte dos trovadores tinham origem na nobreza.

Os textos poéticos do trovadorismo eram marcados por traços requintados da aristocracia e expressavam a veneração pela mulher. A principais manifestações literárias do trovadorismo foram a canção, a pastourelle e a sextina.

O trovadorismo atingiu o seu apogeu por volta de 1150 a 1170, na realeza de Provença e se espalhou pelo norte da França e Itália.

Os elementos mais famosos do trovadorismo foram o duque Guillaume IX da Aquitânia (1071-1127), Bertran de Born, Jaufré Rudel, Thibaut IV de Champagne, Arnaut Daniel e Peire Vidal.

Trovadorismo em Portugal

O trovadorismo teve em Portugal o seu centro irradiador na Peníssula Ibérica. Os Cancioneiros são os únicos documentos que reúnem características do trovadorismo. São coletâneas de cantigas com características variadas e escritas por diversos trovadores. São classificadas em: Cantigas de amigo, Cantigas de amor e Cantigas de escárnio e Cantigas e maldizer.

O ano de 1198 é a data provável da primeira composição literária conhecida - a Cantiga da Ribeirinha, ou Cantiga de Guaravaia, escrita pelo trovador Paio Soares de Taveirós, é assinalada como marco inicial da literatura portuguesa.

Data de atualização: 22/04/2014. O significado de Trovadorismo está na categoria: Geral

Significados Populares