Significado de Acéfalo

O que é um Acéfalo:

Acéfalo é um termo atribuído a um ser que sofre de acefalia, ou seja, que não possui cabeça ou a parte que corresponda a ela.

Normalmente, ele é um termo atribuído ao indivíduo que apresenta uma má formação congênita que cause a ausência total ou parcial da cabeça. Esta é uma condição rara onde o feto não forma sua cabeça e coração, dependendo de um gêmeo para sobreviver.

Neste sentido, ele também pode ser compreendido em determinadas situações onde a cabeça não pode ser distinguida do restante do corpo.

Ainda na área da medicina, o conceito de acéfalo se distingue do conceito de anencéfalo. A anencefalia é entendida como a condição do feto que possui ausência parcial do encéfalo ou da calota craniana, que causa a má formação do tubo neural.

O bebê anencéfalo possui uma expectativa de vida bem menor em comparação com o de formação completa do crânio.

O termo acéfalo ainda pode designar, no sentido figurado, algo que está desprovido de comando, autoridade ou controle.

Exemplo: “A partir de janeiro, o empreendimento estará acéfalo”.

Ainda no sentido figurado, o termo acéfalo pode caracterizar alguém que seja desprovido de inteligência e que seja ignorante.

Exemplo: “Beto parece que é acéfalo, pois não consegue compreender esta matéria”.

O termo tem origem grega, onde o a, significa “sem” e o termo kephalon, significa “cabeça”, ou seja, “sem cabeça”.

Saiba mais sobre Ignorante.

Ele pode ser substituído por sinônimos como descontrolado, desorientado, desajeitado, disparatado, abobalhado, ignorante, burro, entre outros.

Já na literatura, o termo acéfalo é relacionado ao verso que, por não possuir a primeira sílaba, tem seu início com uma sílaba breve.

Na área musical, o termo acéfalo aparece como um dos três tipos de ritmos iniciais de um composição. O ritmo acéfalo é determinado pela música que se inicia por uma pausa, ou seja, quando a música inicia por um contratempo. Ele também é chamado de ritmo decapitado.

O significado de Acéfalo está na categoria: Medicina