Significado de Aleph

Equipe do Significados
Equipe do Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

Aleph é o nome dado para a primeira letra do alfabeto dos idiomas semíticos (hebraico, fenício, aramaico, siríaco e árabe), correspondente ao Alpha, no idioma grego.

Aleph

No alfabeto hebraico, o aleph é representado com o desenho da cabeça de um touro. Neste idioma, cada uma das 22 letras (todas consoantes) representam um símbolo de natureza mítica-religiosa. Neste caso, o touro era a representação física da “força”, do “poder” e da “liderança”, sendo por isso considerado a primeira letra do alfabeto.

De acordo com os estudiosos da linguística, o aleph do idioma fenício teria dado origem ao alpha grego que, posteriormente, originou a letra “a” no alfabeto latino.

Para os adeptos das doutrinas cabalísticas, o aleph é interpretado como um símbolo místico e espiritual, responsável por representar Deus como “o começo de tudo”.

O Aleph” também é o nome de um livro considerado obra-prima (Magnum opus) do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899 – 1986), lançado em 1949, que contém pequenas histórias caracterizadas com o estilo da escola literária latino-americana do realismo mágico.

Ver também: Ômega e Cabala.

Equipe do Significados
Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar