Significado de Enigma

O que é Enigma:

Enigma é um substantivo masculino da língua portuguesa e significa algo ou alguma coisa de difícil compreensão, difícil de definir ou de conhecer a fundo, e que é caracterizado por ser ambíguo ou metafórico. O enigma está relacionado com o obscuro, o desconhecido e com as trevas. Relacionado com o que é enigmático.

Em um sentido figurado, a palavra enigma é usada para caracterizar uma frase ou texto obscuro, de teor malicioso ou com intenções desconhecidas.

O enigma também pode estar relacionado com o místico, o inexplicável ou o sobrenatural. Algo misterioso, que não possui vestígios claros para que seja desvendado.

Os enigmas e as charadas são associados por possuírem ambos um sentido de adivinhação.

Na bíblia cristã, a palavra "enigma" aparece 14 vezes, principalmente no livro de Juízes, que conta a história de Sansão e Dálila. De acordo com a lenda, Sansão lançou um enigma para os convidados do banquete de seu casamento, em troca de trinta lençóis e trinta mudas de roupa.

Um enigma figurado é um exemplo de adivinhação ou charada, onde imagens e figuras substituem os textos e números.

Enigma da Esfinge

O famoso enigma da Esfinge está presente na lenda de Édipo, filho do rei Laios, que viveu na região de Tebas.

De acordo com a lenda, uma criatura alada, com corpo de leão e cabeça de mulher, se instalou na entrada da cidade de Tebas, causando o terror entre os moradores. A esfinge não deixava ninguém entrar ou sair da cidade, desafiando a todos com o seu enigma que, caso a pessoa não adivinhasse a resposta, seria imediatamente devorada pela criatura.

O enigma da esfinge era o seguinte: “Que animal anda pela manhã sobre quatro patas, a tarde sobre duas e a noite sobre três?” Como ninguém conseguia desvendar o mistério, todos estavam sendo devorados pelo monstro.

Édipo, no entanto, conseguiu enfrentar a esfinge e resolver o seu enigma. A resposta é "o ser humano", pois "engatinha na infância, anda ereto na idade adulta e necessita de bengala na velhice".

Segundo a lenda, a esfinge sofreu uma profunda depressão e se matou, atirando-se de um penhasco.

Data de atualização: 18/12/2014.