Significado da Suástica

O que é a Suástica:

Cruz suásticaSuástica é um símbolo místico que originalmente representa a busca pela felicidade, salvação e boa sorte.

A suástica é formada por uma cruz com as suas extremidades curvadas e posicionada em torno de um centro estático. Em algumas culturas a suástica representa o conceito do movimento cíclico e de regeneração da vida.

O símbolo também é conhecido como cruz suástica ou cruz gamada, e está presente na história de diferentes culturas antigas. Há registros de que o símbolo já era usado no Período Neolítico, sendo também encontrado na história de inúmeras civilizações, como os Astecas, os Celtas, os Budistas, os Gregos, os Hindus, no Egito, entre outros.

Tipos de suástica

Existem diferentes estilos de suásticas, dependendo da cultura em que era utilizada, mas, fundamentalmente, todas possuem a mesma estrutura em formato de cruz com as pontas partidas. Também de acordo com a cultura a suástica pode ter diferentes significados.

Essencialmente, existem dois tipos principais de suásticas: com os braços apontados para a direita e com os braços para a esquerda, representando o “masculino” e o “feminino”, respectivamente.

A suástica também é considerada uma representação cíclica do nascimento, ou seja, do movimento de renovação da vida. 

Já na Índia o símbolo era usado em cerimônias diversas, como em comemorações e celebrações religiosas, sendo associado a Buda e ao conceito de auspicioso (que traz sorte e esperança), termo muito usado na cultura Indiana.

Suástica nazista

O símbolo da cruz suástica se popularizou a partir do surgimento movimento Nazista, que adotou esta imagem como ícone do seu partido (Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores), a partir de 1920. A imagem foi adotada pelo Nazismo como um símbolo representativo da supremacia da raça ariana.

suástica

A provável explicação para que o Partido Nazista tenha escolhido a suástica como símbolo se deve a certas semelhanças que foram identificadas entre o sânscrito e o idioma alemão. Estas semelhanças foram interpretadas por alguns estudiosos como um sinal de que indianos e alemães seriam descendentes da mesma raça: a raça ariana.

Como a suástica se tornou um símbolo negativo?

Foi a partir do uso pelo Nazismo e devido às atrocidades cometidas durante o período da Segunda Guerra Mundial que a cruz suástica ganhou um significado negativo, pois representa até hoje a memória dos atos desumanos praticados pelos membros do III Reich durante o Nazismo.

Em alguns países, por exemplo, o uso da suástica é proibido e considerado crime de apologia ao nazismo. No Brasil, conforme a lei nº 7.716/89 (que prevê os crimes ligados à preconceito racial), quem fabricar ou utilizar a cruz suástica como forma de apologia aos ideais nazistas pode ser punido com até 5 anos de prisão.

simbolo pnSímbolo (emblema) do Partido Nazista Alemão.

Saiba mais sobre o significado do Nazismo e SS (Schutzstaffel).

Origem da suástica

Acredita-se que a suástica exista há mais de 7 mil anos, tendo sido utilizada por povos que habitavam a região da Eurásia, durante o Período Neolítico. O símbolo também foi usado por antigas civilizações da América do Norte e América Central.  

Etimologicamente, a palavra “suástica” deriva do sânscrito svastika, que quer dizer boa sorte ou condutora do bem-estar. O sânscrito é uma linguagem antiga do Índia, usada principalmente por estudiosos.

Tradicionalmente, para a maioria das civilizações em que era utilizada, a suástica era tida como um símbolo solar, representando o nascimento e renascimento da vida. Significava uma fonte de energia capaz de criar todas as coisas no mundo. Assim, a suástica representaria a simbologia da energia criadora do mundo.

Data de atualização: 11/10/2018. O significado da Suástica está na categoria: Geral