Significado da Suástica

O que é a Suástica:

Cruz suásticaSuástica é um símbolo místico que originalmente representa a busca pela felicidade, salvação e boa sorte.

A suástica é formada por uma cruz com as suas extremidades curvadas e posicionada em torno de um centro estático. Em algumas culturas a suástica representa o conceito do movimento cíclico e de regeneração da vida.

Também conhecida como cruz suástica ou cruz gamada, este símbolo está presente na história de diferentes culturas antigas, como dos Astecas, dos Celtas, dos Budistas, dos Gregos, dos Hindus, entre outros.

Existem diferentes estilos de suásticas, dependendo da cultura em que era utilizada, mas, fundamentalmente, todas possuem a mesma estrutura em formato de cruz com as pontas partidas.

Essencialmente, existem dois tipos principais de suásticas: com os braços apontados para a direita e com os braços para a esquerda, representando o “masculino” e o “feminino”, respectivamente.

Suástica nazista

Suástica - Bandeira NazistaO símbolo da cruz suástica se popularizou a partir do movimento Nazista, que adotou esta imagem como ícone do seu partido, a partir de 1920.

Atualmente, devido as atrocidades cometidas pelo Nazismo durante a Segunda Guerra Mundial, a cruz suástica ganhou um significado negativo, pois representa a memória dos atos desumanos praticados pelos membros do III Reich.

Em alguns países, por exemplo, o uso da suástica é proibido. No Brasil, o indivíduo que utilizar a cruz suástica como uma apologia aos ideais nazistas pode ser punido com até 5 anos de prisão.

No entanto, o que muita gente não sabe, é que originalmente a suástica possui um simbolismo positivo, representando o desejo de “boa sorte” e “felicidade”.

Saiba mais sobre o significado do Nazismo.

Origem da Suástica

Acredita-se que a suástica exista há mais de 7 mil anos, utilizada por povos que habitavam a região da Eurásia, durante o Período Neolítico, e também por antigas civilização da América do Norte e América Central.  

Etimologicamente, a palavra “suástica” deriva do sânscrito svastika, que quer dizer “boa sorte” ou “condutora do bem-estar”.

Tradicionalmente, para a maioria das civilizações em que era utilizada, a suástica era tida como um símbolo solar, representando o nascimento e renascimento da vida, uma fonte de energia capaz de criar todas as coisas no mundo.

O significado da Suástica está na categoria: Geral