Significado do Ano sabático

O que é o Ano sabático:

Ano sabático é conhecido como o período de 12 meses em que a pessoa se dedica a algum projeto de vida particular, retirando para isso uma licença de suas funções profissionais.

Diferente das férias, o ano sabático não está previsto nas leis trabalhistas e as empresas não são obrigadas a conceder aos seus funcionários esse tipo de licença. Porém, o período sabático é considerado como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional para as pessoas, fazendo com que seja aceito e motivado por muitas companhias.

Por norma, para tirar um ano sabático o funcionário precisa apresentar um projeto para a empresa a qual trabalha, mostrando como o período de ausência poderá ser benéfico tanto no âmbito pessoal como também profissional. Algumas empresas chegam a financiar o projeto sabático do funcionário, seja parcial ou integralmente. Em alguns casos, os funcionários que saem em período sabático permanecem recebendo os seus salários normalmente. 

Vários são os motivos que levam as pessoas a tirar períodos sabáticos, sendo a insatisfação pessoal a principal motivação para que procurem alternativas que possibilitem a execução de novas atividades que saciem as frustrações causadas por não terem alguns objetivos pessoais cumpridos, por exemplo.

Ao contrário das férias, que são destinadas exclusivamente para o descanso do trabalhador, o período sabático (que dura no mínimo 6 meses) é concedido justamente para que a pessoa tenha a oportunidade de pôr em prática algum projeto particular ou ter experiências de vida em outras culturas, que ajudarão a desenvolver a sua personalidade e as suas capacidades de trabalho em diferentes áreas.

O ano sabático é baseado em um tradicional costume judaico, conhecido por sabá (shabat, em hebraico), que consiste no dia de descanso para os judeus (o sétimo dia da semana, correspondente ao sábado, atualmente).

Ano sabático na Bíblia

Também conhecido por Shemitá (“libertação”, na tradução literal do hebraico), o ano sabático é descrito no Torá (livro sagrado do povo judeu) como o período de descanso da terra, onde os judeus não podiam cultivar a agricultura.

De acordo com as regras da bíblia judaica, o ano sabático deve ser feito de sete em sete anos, ou seja, seis anos de cultivo da terra e o sétimo é dedicado ao seu descanso e recuperação. Lembrando que esse sistema também é seguido semanalmente pelas leis do judaísmo, sendo seis dias de trabalho e o sétimo de descanso (shabat).

Ver também: significado de Shabat Shalom.

Data de atualização: 06/02/2017. O significado do Ano sabático está nas categorias: Geral, Religião