Significado de Índice

O que é um Índice:

Índice é uma listagem organizada de temas, assuntos, palavras e tópicos e que costuma estar presente em livros e outros documentos.

Geralmente, os índices apresentam informações detalhadas sobre os conteúdos apresentados ao longo do texto, estando organizados por ordem alfabética ou cronológica (de acordo com a ordem em que aparecem no livro), indicando também as suas respectivas páginas.

Um índice ainda pode ser o mesmo que indicador, sintoma ou sinal, um fator de referência e que serve de comparador para explicar determinada situação ou condição.

Exemplo: “O índice de empregos no Brasil cresceu, indicando uma melhoria na economia interna do país”.

Alguns dos principais sinônimos de índice são: lista, tabela, rol, relação, padrão e índex.

Índice de Massa Corporal

Também conhecido como IMC (Índice de Massa Corporal), consiste numa medida reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para determinar o valor da relação entre a massa da pessoa em proporção com a sua altura.

O cálculo do IMC é usado para definir se o indivíduo está acima do peso, abaixo do peso ou com a massa corporal adequada para a sua altura.

A fórmula de cálculo do Índice de Massa Corporal é: IMC = massa / (altura x altura).

Saiba mais sobre IMC.

Índice e Sumário

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, o índice e o sumário são distintos.

O índice é uma lista ordenada que apresenta temas, termos e demais assuntos importantes abordados em determinado texto ou documento, indicando as respectivas página de cada item.

Por norma, o índice deve estar no final do texto, sendo considerado um elemento pós-textual e opcional, onde aparecem informações alternativas, normalmente explicativas, daquelas que foram apresentadas ao longo do documento, por exemplo.

Já os sumários, que são comumente confundidos com os índices, costumam estar no começo dos livros, indicando os capítulos e todas as outras divisões textuais, assim como se apresentam no texto, e o número da página em que estão os respectivos conteúdos.

Ao contrário do índice, segundo as normas da ABNT, o sumário é um elemento obrigatório, principalmente em trabalhos acadêmicos e científicos.

Saiba mais sobre a ABNT.

Data de atualização: 14/12/2016.