Sumário ABNT: como fazer e exemplos de formatação

Igor Alves
Igor Alves
Professor de Língua Portuguesa

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), "sumário" é a “enumeração das principais divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede”.

Em outras palavras, podemos dizer que "sumário" é uma listagem dos conteúdos de uma publicação acadêmica. Estes conteúdos são organizados conforme a ordem em que aparecem no texto, indicando as páginas onde podemos encontrá-los.

É, portanto, um elemento pré-textual do trabalho acadêmico (TCC, dissertações, teses, projetos, artigos, etc.). Sua função é auxiliar o leitor a compreender a estrutura do trabalho, bem como facilitar, por meio da paginação, a localização de determinado conteúdo.

Formatação do Sumário segundo a ABNT

Na NBR 6027, a ABNT determina que o sumário, último elemento pré-textual do trabalho acadêmico, deve apresentar a seguinte formatação:

Modelo de sumário ABNT

Modelo de Sumário segundo a ABNT

Fontes permitidas

As fontes indicadas pela ABNT são Times New Roman ou Arial. O tamanho a ser utilizado é o 12.

Títulos e subtítulos

Títulos e subtítulos devem ser destacados em negrito, sendo os títulos escritos com letras maiúsculas, enquanto os subtítulos e suas seções, apenas com iniciais maiúsculas.

Espaçamento entre linhas e paginação

O espaçamento entre linhas indicado é 1,5. Quanto à paginação, deve conter o número da primeira página (exemplo: 27) ou os números das páginas inicial e final, separadas por hífen (exemplo: 91-143).

Margens

A margem superior e esquerda da página devem ter três centímetros; a inferior e direita, dois centímetros.

Outras orientações

  • A palavra "sumário" deve ser centralizada e escrita com letras maiúsculas.
  • Quanto à listagem dos títulos, deve ser alinhada à esquerda.
  • Os demais elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, resumo e listas) não devem constar no sumário.
  • O espaço entre os títulos, subtítulos, seções e a paginação deve ser preenchido por pontos.
  • Quando o trabalho apresentar mais de um volume, o sumário deve constar em cada um deles.
  • Se o trabalho for apresentado em mais de um idioma, é indicado um sumário para cada idioma.

Como fazer Sumário no Word

O programa Microsot Word oferece uma ferramente que possibilita aos seus usuários criarem sumários automáticos. A seguir, listamos os procedimentos para adicioná-lo ao seu trabalho.

  1. Com o arquivo do trabalho aberto, clique em "PÁGINA INICIAL". Nesta aba, vá até às opções de "ESTILO" e selecione um dos disponíveis. Recomendamos a opção "Título 1".

Como fazer sumário no word passo um

  1. Clique com o botão direito no estilo escolhido. Na janela que surgirá, clique na opção "MODIFICAR" para formatar o estilo conformes as normas indicadas pela ABNT. Utilize o "Título 1" para nomear os títulos dos capítulos, "Titulo 2" para os subtítulos e "Título 3" para as seções dos subtítulos.

Como fazer sumário no word passo dois

  1. Em seguida, clique em "REFERÊNCIAS". Na aba que irá aparecer, clique em "SUMÁRIO" e selecione a opção "SUMÁRIO AUTOMÁTICO 1".

Como fazer sumário no word passo três

OBS: O sumário automático produzido pelo Word não segue todas as especificações da ABNT. Portanto, não esqueça de corrigir a formatação conforme as definições da NBR 6027.

Como fazer Sumário no Google Docs

Elaborar um sumário no Google Docs é ainda mais simples do que no Microsoft Word. No entanto, é necessário o mesmo cuidado com a adequação da formatação no Word. A seguir, listamos o passo a passo da elaboração nessa plataforma:

  1. Clique onde você quer inserir o sumário.
  2. Clique em "Inserir" e depois em "Sumário".
  3. Escolha a aparência do sumário.

Como inserir sumário no Google Docs

Diferença entre Sumário e índice

"Sumário" e "índice" são palavras que, comumente, são consideradas sinônimos. Para ABNT, entretanto, são considerados elementos distintos de uma publicação acadêmica.

Como visto anteriormente, "sumário", segundo a NBR 6027, é a “enumeração das principais divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia na qual a matéria nele se sucede”. Já o "índice", por seu turno, é a "enumeração detalhada, em ordem alfabética, dos nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, etc., com a indicação de sua localização no texto" (NBR 6034).

A grande diferença entre os dois elementos, portanto, reside no grau de detalhamento das informações e, principalmente, na utilização da ordem alfabética presentes no índice.

Veja também:

Igor Alves
Igor Alves
Educador desde 2009, professor de Língua Portuguesa licenciado pela Universidade Federal do Pará. Criador de conteúdos online desde 2021.
Outros conteúdos que podem interessar