Significado de Arcadismo

O que é Arcadismo:

Arcadismo é uma escola literária que surgiu na Europa no começo do século XVIII, que ficou caracterizada pela valorização da vida bucólica, do campo e dos elementos da natureza.

O Arcadismo também era conhecido por Setecentismo (porque surgiu no começo dos anos 1700) ou Neoclassismo, devido ao interesse do retorno às tradições clássicas, vistas em alguns aspectos da antiguidade greco-romana, período este que foi chamado de Classicismo. Aliás, o nome Arcadismo se originou de uma região da Grécia Antiga, chamada Arcádia, onde supostamente era a morada do deus Pan.

Os escritores árcades buscavam o distanciamento da escola literária anterior, ou seja, o Barroco, que era caracterizado por seus exageros e excessos. Os autores assinavam os seus trabalhos com pseudônimos, que eram baseados nos pastores da poesia grega ou latina. Isso explica a presença da mitologia greco-romana e o pastoralismo nas obras.

Os poetas árcades escreviam sobre temáticas relacionadas com as belezas do campo e a paz da natureza, contemplando a vida simples, o "carpe diem". A crítica e o desprezo era contra a vida nas grandes cidades e centros urbanos, com toda agitação e problemas da vida moderna.

Os árcades eram formados pela sociedade burguesa da época, que repudiava o comportamento "selvagem" da vida social da época, preferindo a simplicidade do "homem natural", como ideal de vida, conforme representou o filósofo Jean-Jacques Rousseau.

Características do Arcadismo

Entre as principais características do Arcadismo, estão:

  • Obras inspiradas em modelos clássicos greco-latinos e renascentistas. 
  • Influência da mitologia pagã e da filosofia francesa. 
  • Poetas simples e humildes, pastoralismo.
  • Busca por valores da natureza.
  • Nativismo.
  • Narrativa em tom confessional.
  • Espontaneidade dos sentimentos.
  • Exaltação da pureza, beleza e ingenuidade.

Arcadismo no Brasil

O Arcadismo no Brasil surge em meados do século XVIII, no auge do ciclo de ouro em Minas Gerais e no período máximo da difusão dos pensamentos iluministas pelo mundo. Da mistura dos conflitos sociais, com os ideais culturais do iluminismo, surgiram muitos poetas árcades neste período.

No Brasil, o Arcadismo teve como marco inicial a publicação de “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa em 1768 e, ademais, a fundação da “Arcádia Ultramarina”, em Vila Rica. Os principais escritores brasileiros desse período são: Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão, Basílio da Gama e Tomás Antônio Gonzaga.​

Ver também: 

O significado de Arcadismo está na categoria: Geral