Parnasianismo
O que é Parnasianismo:
Parnasianismo é uma escola literária que surgiu na França em meados do século XIX, que tinha como objetivo a criação de "poesias perfeitas", valorizando a forma e a linguagem culta, e criticando o sentimentalismo do Romantismo.
Os parnasianos valorizavam o positivismo e a ciência acima de qualquer outro sentimento humano; buscavam incessantemente a criação de uma rima perfeita, utilizando um vocabulário culto e construções textuais complexas.
Este movimento literário, predominantemente poético, era baseado na doutrina da "arte pela arte", apresentada pelo crítico literário e poeta francês Théophile Gautier. De acordo com os princípios da teoria proposta por Gautier, a arte não precisava estar rodeada por uma "áurea" de significados e sentimentos humanos, mas sim ser feita com o intuito de ser perfeita, bela e refinada.
Etimologicamente, a palavra "parnasianismo" surgiu a partir do grego "Parnassus", lugar onde, de acordo com a mitologia grega, viviam as musas e ninfas; além de ser a casa do deus Ápolo e da poesia. O nome deste movimento literário também foi escolhido em homenagem à primeira publicação parnasiana, intitulada "Le parnasse contemporain", que continha todas as características base desta escola.
Entre os principais autores franceses do parnasianismo estão: Théophile Gautier, Leconte de Lisle, Théodore de Banville e José Maria de Heredia.
Parnasianismo no Brasil
No Brasil, o movimento parnasiano teve mais destaque do que na Europa. A publicação considerada o estopim do parnasianismo nacional foi "Fanfarras", de Teófilo Dias, em 1889.
O Parnasianismo Brasileiro não seguiu a risca todas as características encontradas no Parnasianismo francês. A subjetividade e o nacionalismo - aspectos que eram abolidos pela estética parnasiana francesa - estavam presentes (em certa dose) nos poemas dos autores brasileiros.
Os principais precursores do parnasianismo no Brasil foram os poetas Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia, grupo que ficou conhecido como a "Tríada Brasileira do Parnasianismo".
O Parnasianismo se prolongou até 1922, com a chegada da Semana de Arte Moderna de São Paulo.
Características do Parnasianismo
Originalmente, o parnasianismo tinha como objetivo principal se opor ao sentimentalismo do romantismo e às prosas propostas pelo realismo e naturalismo.
A poesia parnasiana tinha o intuito de ser perfeita. Os autores buscavam as palavras ideais para construir os poemas com racionalidade; como se construissem um majestoso quebra-cabeça artístico.
Os poemas parnasianos, ao contrário do que acontece com os românticos, tinham a preocupação de "conter as lágrimas", dedicando-se a perfeição da forma e da linguagem culta.
Entre as principais características deste movimento literário, está:
- Objetividade: oposição ao subjetivismo e sentimentalismo exagerado;
- Impessoalidade: ausência do "eu"; negação do sentimentalismo romântico;
- Arte pela arte: realidade não é uma influência para a poesia;
- Descritivismo: preocupação com a descrição da forma física, estética;
- Culto a forma: perfeccionismo que se opõe ao descuido da poesia romântica;
- Preciosismo vocabular: linguagem culta e de difícil compreensão;
- Universalismo temático: no entanto, o nacionalismo era bastante explorado pelos parnasianos brasileiros, com certa moderação.
Parnasianismo e Simbolismo
Assim como o Parnasianismo, o Simbolismo também é um movimento literário poético que surgiu na França em meados do século XIX.
O Simbolismo, ao contrário do Parnasianismo, encorajava o subjetivismo através de ideias e símbolos. O misticismo e a religiosidade eram temas adotados pelos artistas do Simbolismo, em oposição aos ideais Positivistas dos artistas do Parnasianismo.
Na estética dos poemas, enquanto que os parnasianos se preocupavam em construir a poesia perfeita, com uma linguagem culta, os artistas do simbolismo utilizavam metáforas e figuras de som, como a aliteração e a assonância.
Alguns dos ideais do Simbolismo se aproximam de algumas visões do Romantismo.
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