Significado de Astrologia

O que é Astrologia:

Astrologia é uma pseudociência que estuda os corpos celestes e as prováveis relações que possuem com a vida das pessoas e os acontecimentos na Terra.

A raiz etimológica desta palavra se originou a partir da junção dos termos gregos astron, que significa “estrela” ou “astros”, e logos, que quer dizer “estudo”. Assim sendo, a astrologia seria inicialmente conhecida como o “estudo das estrelas”.

Os astrólogos – indivíduos que praticam a astrologia – utilizam informações sobre a posição dos planetas do Sistema Solar, constelações e demais movimentos de corpos celestes para supostamente prever o futuro ou traçar um perfil sobre a personalidade das pessoas.

Para isso, os astrólogos possuem uma série de métodos que estão intrinsecamente relacionados com doutrinas, filosofias e religiões, principalmente às ligadas ao espiritismo e feitiçaria.

Algumas teorias sugerem que a astrologia teria surgido por volta do terceiro milênio antes de Cristo.

Cada cultura e civilização desenvolveu a sua própria astrologia, ou seja, um modelo particular de interpretação dos astros e estrelas como influência direta (e indireta) na vida dos seres vivos na Terra.

A astrologia chinesa, asteca e indiana são algumas das mais conhecidas, além da tradicional astrologia ocidental.

Porém, a partir de um estudo mais aprofundado, surgiram diversas ramificações da astrologia, como a astrologia transpessoal ou astrologia psicológica, por exemplo.

Signos e horóscopo

Uma das principais ferramentas da astrologia são os horóscopos, uma espécie de guia e oráculo, que supostamente prevê acontecimentos importantes na vida dos indivíduos.

Os horóscopos são baseados nos doze signos do zodíaco, de acordo com a astrologia ocidental: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Neste caso, cada signo remete a um período aproximado de trinta dias no calendário. Os signos são atribuídos as pessoas conforme a data de nascimento.

Por exemplo, a pessoa que nasce no dia 4 de maio é do signo de Touro, pois o período de tempo determinado para este signo é de 21 de abril a 21 de maio, segundo a astrologia.

Cada signo do zodíaco é baseado em uma constelação, que podem ser observadas da Terra a olho nu durante o céu noturno.

Descubra mais sobre o significado do Zodíaco.

Mapa astral

Um mapa astral é o nome dado para o estudo detalhado sobre as condições e posições de todos os corpos celestes no momento do nascimento de uma pessoa.

A partir da construção deste mapa astral inicial é possível observar as trajetórias de cada planeta e constelação ao longo da vida da pessoa.

Devido ao fato de cada corpo celeste ser dotado de um “poder”, personalidade ou interpretação diferente, a analise destes dados em conjunto com algumas informações sobre determinado indivíduo, ajudaria a responder questões sobre o seu futuro, a sua personalidade e também a optar pelas melhores decisões ao longo de sua vida.

Em outras palavras, para os adeptos da astrologia, o mapa astral seria nada mais do que um “mapa da vida”.

Astrologia e Astronomia

Muitas pessoas confundem, erroneamente, as definições de astrologia e astronomia.

Até meados do século XVII a astrologia e astronomia ainda não possuíam uma separação clara.

No entanto, a partir do século XVIII, com o advento da Idade Moderna, a astrologia passou a desaparecer dos discursos universitários, dando espaço apenas para a astronomia como uma verdadeira ciência.

Em suma, a astronomia consiste na ciência que estuda todos os corpos celestes no Universo.

Saiba mais sobre o significado de Astronomia.

Data de atualização: 24/08/2015.