Significado de Astronomia

O que é Astronomia:

Astronomia é a ciência que estuda todos os corpos celestes do Universo.

Como corpos celestes, entende-se os planetas, estrelas, cometas, asteroides, nebulosas, galáxias e etc.

Os profissionais que trabalham com a astronomia são chamados de astrônomos, e são os responsáveis em analisar e estudar tudo o que está relacionado ao espaço cósmico, como a evolução do espaço e a observação de todos os corpos celestes que nele estão, por exemplo.

Desde a Antiguidade, o ser humano olha para o céu com bastante curiosidade e ânsia em responder a todas as suas perguntas sobre o que existe para além da Terra e do Sistema Solar terrestre.

No entanto, as respostas concretas – com bases e teorias científicas – só começaram a surgir a partir do chamado Renascimento Científico, entre os séculos XV e XVI.

Entre os principiais astrônomos de todos os tempos, que muito colaboraram para a astronomia como uma ciência, está o matemático polonês Nicolau Copérnico, que desenvolveu a teoria do heliocentrismo – o Sol como sendo o centro do Sistema Solar.

Outros nomes de destaque são: Galileu Galilei, físico, matemático e astrônomo italiano, responsável por várias descobertas dentro do campo da astronomia (como os anéis de Saturno, por exemplo), sendo a mais significante o aperfeiçoamento dos telescópios.

Johannes Kepler – astrônomo e matemático alemão – também foi outro grande nome da astronomia. Kepler foi imortalizado por ter criado as leis da “mecânica celeste”, conhecidas como as Leis de Kepler.

Atualmente, a astronomia é considerada uma ciência muito extensa, com várias áreas de estudo específicas, como a Cosmologia, a Astronomia Estelar, a Astronomia Galáctica, a Astronomia Extragaláctica e etc.

As pessoas interessadas em seguir carreira como astrônomos, devem concluir o curso de ensino superior de Astronomia, em uma universidade devidamente reconhecida pelo Ministério de Educação do país.

Ver também o significado de NASA.

Astronomia no Brasil

Existem diversas universidades brasileiras que oferecem cursos de graduação em Astronomia.

A Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) é a organização que responde pela Astronomia no Brasil.

No país, o dia 2 de dezembro é marcado como o Dia do Astrônomo, mesma data do nascimento do imperador D. Pedro II, um grande entusiasta da astronomia.

Astronomia e Astrologia

Muitas pessoas confundem a astrologia com a astronomia que, mesmo possuindo algumas semelhanças, possuem definições e sentidos completamente diferentes.

Enquanto que a astronomia é consagrada como a ciência responsável em estudar todos os corpos celestes, a astrologia é tida como uma pseudociência.

A astrologia afirma que os corpos celestes possuem influência sobre a vida e personalidade das pessoas.

Quem pratica a astrologia é chamado de astrólogo.

Normalmente, a astrologia está relacionada com algumas doutrinas religiosas e espirituais, como a feitiçaria, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado de Astrologia e Buraco de Minhoca.

Data de atualização: 24/09/2018.