Significado de Axiologia

O que é Axiologia:

Axiologia, também chamada de teoria de valor, é o estudo filosófico prático que busca entender a natureza dos valores e os juízos de valor e como eles surgem na sociedade.

A axiologia está intimamente relacionada a dois outros domínios da filosofia: ética e estética. Todos os três ramos lidam com o valor.

Enquanto a ética preocupa-se com a bondade, tentando entender o que é bom e o que significa ser bom, a estética está preocupada com a beleza e a harmonia. Com isso, busca entender a beleza e o que ela significa ou como ela é definida.

A axiologia é um componente necessário da ética e da estética. Porque é preciso usar conceitos de valor para definir “bondade” ou “beleza” e, portanto, é preciso entender o que é valioso e porquê.

A compreensão desses valores também nos ajuda a determinar o motivo de uma ação.

A ética e a estética na axiologia

Ética, também conhecida como filosofia moral, é um ramo da filosofia que envolve sistematizar, defender e recomendar conceitos de conduta correta e errada. A ética é um complemento à estética no campo filosófico da axiologia.

Perguntas sobre o que é bom, ruim, certo e errado dizem respeito à ética.

A estética é um ramo da filosofia que lida com a natureza da arte, beleza e bom gosto, com a criação e valorização da beleza.

É cientificamente definido como o estudo de valores sensoriais ou sensoriais-emocionais, às vezes chamados de julgamentos de sentimento e gosto.

Mais amplamente, estudiosos no campo definem a estética como “reflexão crítica sobre arte, cultura e natureza”.

A estética nada mais é que a investigação de sentimentos, juízos ou padrões sobre a natureza da beleza e conceitos relacionados, como o trágico, o sublime ou o movimento.

Perguntas sobre o que deve ser considerado arte, o que é bonito e questões relacionadas pertencem à estética.

Mais do que apenas declarar o que é valioso ou não valioso, aqueles que estudam a ética e a estética na axiologia tentam apresentar razões pelas quais as coisas têm valor ou não.

As teorias da ética na axiologia

Há dois tipos de teoria sobre ética dentro da axiologia, que abordam motivos diferentes sobre os valores de "certo" e "errado":

  • Teoria sobre a ética teológica: esta teoria afirma que o que faz uma ação ser certa ou errada são as consequências da ação; simplesmente uma "ação correta" é aquela que tem boas consequências e uma "ação errada" tem consequências ruins;
  • Teoria sobre a ética deontológica: esta teoria mantém uma oposição a uma teoria consequencialista de que não são as consequências, mas a motivação que leva o agente a fazer. Uma ação motivada por alguma razão, será considerada "certa", não importando se suas consequências são boas ​​ou não. Assim, uma ação realizada por motivos errados, será considerada uma ação errada, mesmo que suas consequências possam ser consideradas boas.

Veja também os significados:

Data de atualização: 06/05/2019.