Significado de Blasé

O que é Blasé:

Blasé (ou blasée, na sua forma feminina) é um adjetivo do idioma francês, que classifica a atitude de uma pessoa cética, apática ou indiferente.

Esta palavra é a forma verbal no particípio passado do verbo em francês blaser, que indica o ato de tornar insensível ou indiferente. Este verbo deriva do verbo blasen do idioma holandês, que significa "encher" ou "soprar".

Uma pessoa blasé pode ter esta atitude porque os seus sentidos foram enfraquecidos por excessos. Também é classificada como uma característica de uma pessoa que permanece alheia ou distante de um assunto quando na verdade deveria mostrar atenção. Ex: Os professores estavam desapontados com ele porque nas aulas ele sempre tinha uma atitude blasé.

Um indivíduo pode revelar uma atitude blasé por tédio, cansaço ou por ser esnobe.

Relativamente à pronúncia desta palavra, apesar de se escrever blasé, ela é pronunciada como "blasê", algo que acontece com muitas outras palavras em francês.

É bastante comum uma pessoa com ar blasé ser categorizada como arrogante, porque não mostra interesse pelas coisas ao seu redor e parece não se importar com a opinião e interesses dos outros.

Simmel e a atitude blasé

De acordo com o sociólogo alemão George Simmel, a essência do comportamento blasé é a indiferença demonstrada no caso da distinção entre as coisas. Além disso, Simmel descreve o indivíduo blasé como sendo "incapaz de reagir a novos estímulos com as energias adequadas".

O significado de Blasé está na categoria: Geral