Significado de Moral

O que é Moral:

A moral é um conjunto de regras, costumes e formas de pensar de um grupo social, que define o que devemos ou não devemos fazer em sociedade.

Etimologicamente, o termo moral tem origem no latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”. São as regras definidas pela moral que regulam o modo de agir das pessoas.

Toda vez que se fala em moral, é preciso pensar em coletividade. Isso porque as regras que a constroem são definidas por um grupo de pessoas, ou seja, pelo coletivo.

Este conjunto de regras é estabelecido quando a sociedade acredita que alguma atitude pode tornar a convivência social mais harmoniosa e pacífica, como por exemplo não roubar, ajudar o próximo, entre outras.

É importante lembrar que dentro de uma mesma sociedade, há grupos sociais distintos que possuem diferentes valores morais, como por exemplo, as diferentes religiões, ideologias, culturas, famílias, entre outras.

Na filosofia, a moral é a parte que trata dos valores em si e o sentimento e ações do indivíduo, orientados por esses valores. São as decisões que o ser humano, no exercício de sua liberdade, toma sobre o que deve fazer ou não para manter o bem estar social.

Leia tudo sobre moral.

Vários filósofos discutem e definem a moral ao longo do tempo. Principalmente a forma como os valores são interpretados e como os indivíduos agem em relação a esses valores socialmente construídos.

Enquanto a moral é o conjunto de regras criado dentro de uma sociedade, a ética é o estudo sobre os princípios que constroem e fundamentam a moral.

Veja também o significado de:

Data de atualização: 08/10/2020.