5 Características do Cerrado

O cerrado é um ecossistema encontrado na região centro-oeste do Brasil, principalmente nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esse ecossistema também é encontrado nas regiões norte, nordeste e sudeste.

O cerrado é o segundo maior bioma do país e atualmente ocupa aproximadamente 22% do território. Bioma é o nome dado a um ecossistema que tem características próprias, como clima, tipo de vegetação e espécies de animais.

Conheça algumas das principais características do cerrado:

1. Vegetação rasteira e baixa

cerrado

O cerrado tem uma vegetação rasteira e baixa, chamada de gramínea. A vegetação também é arbórea, ou seja, é formada por arbustos e árvores de tamanho pequeno, que não costumam passar de 20 metros de altura.

As árvores do cerrado ficam afastadas umas das outras na maior parte das vezes e costumam ter os galhos mais secos, duros e retorcidos.

A vegetação do cerrado tem uma característica marcante nas suas raízes, que são bem profundas. Isso acontece pela necessidade de buscar água em camadas mais profundas da terra, principalmente na época mais seca do ano.

Dependendo da localização a vegetação pode variar, sendo mais rasteira em alguns locais e com pequenas matas em outros. Mas as características gerais se mantêm, com arbustos e vegetação com pouca altura. 

2. Clima com épocas de chuva e de seca

chuva

O clima no cerrado é chamado de tropical úmido e tem duas estações do ano bem definidas. No inverno o tempo é frio e bastante seco, com baixa umidade do ar. Já no verão o clima é quente e chuvoso.

A temperatura média do cerrado costuma ser de 25 graus. As temperaturas máximas no verão chegam a 40 graus e no inverno a temperatura costumar chegar até 12 graus, podendo ser ainda mais baixa em alguns dias.

3. Solo com cor avermelhada e pobre em nutrientes

solo

O solo do cerrado tem cor avermelhada por ser pobre em nutrientes e por ser muito ácido. Além de avermelhado o solo também é mais seco e isso acontece em razão dos grandes períodos de seca e falta de chuva.

Por ser um solo pobre em nutrientes a área de cerrado era considerada pouco produtiva para a agricultura. Essa realidade já mudou um pouco, desde que tecnologias de irrigação e de plantio foram usadas para diminuir essas deficiências e tornar o solo mais rico e produtivo.

O uso de tecnologia para melhorar o solo do cerrado começou a acontecer a partir de 1970 e foi chamado de Revolução Verde.

Saiba mais sobre o significado de Revolução Verde.

4.Tem grande variedade de espécies de animais

tamandua

O cerrado brasileiro tem na sua fauna uma grande quantidade de animais, são mais de 2500 espécies diferentes.

São alguns animais encontrados nessas regiões: onça-pintada, porco-espinho, lobo-guará, macaco-prego, lontra, anta, gambá, gato-palheiro, tamanduá, papagaio-galego, quero-quero, veado-mateiro, quati, capivara e preá.

Também são encontradas no cerrado inúmeras espécies de pássaros, cobras, borboletas e insetos.

Algumas espécies da fauna do cerrado correm risco de extinção, como é o caso do tamanduá-bandeira, onça-pintada e lobo-guará.

5. É banhado por 3 bacias hidrográficas

bacia

A área do cerrado é banhada por três bacias hidrográficas: Bacia de São Francisco, Bacia de Tocantins e Bacia da Prata.

  • Bacia de São Francisco: atravessa as regiões sudeste, centro-oeste e nordeste,
  • Bacia de Tocantins: localizada na região centro-norte,
  • Bacia da Prata: fica localizada na região sul da América do Sul.

Também estão presentes no território do cerrado nascentes de muitos rios que banham outras oito bacias hidrográficas que fazem o fornecimento de água para várias regiões do país. Por esse motivo o cerrado brasileiro é conhecido como "caixa d'água do Brasil". 

São alguns rios que têm nascentes no cerrado: Xingu, Paraguai, Tocantins, Jequitinhonha, São Francisco e Araguaia.

Veja também os significados de Ecossistema e Savana.

Data de atualização: 28/05/2018. 5 Características do Cerrado está na categoria: Geral

Significados Populares