Climas do Brasil

Vinícius Marques
Revisão por Vinícius Marques
Professor de Geografia

Os climas do Brasil são bastante diversificados devido à extensão territorial e as diferentes características de cada região.

Os climas do Brasil são: tropical, equatorial, tropical de altitude, semiárido, tropical atlântico e subtropical.

O clima corresponde às variações do tempo em um determinado local e diversos fatores influenciam sua dinâmica, como, por exemplo, a formação vegetal, as correntes marítimas, o relevo e as massas de ar.

A maior parte do Brasil está localizada entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio e, por esse motivo, é denominada intertropical.

Em geral, as áreas intertropicais são de clima quente e úmido e a amplitude térmica se reduz à medida que se aproxima da linha do Equador.

Tipos de clima do Brasil e suas características

Mapa dos climas brasileiros

Veja no mapa a distribuição dos climas do Brasil:

Climas do Brasil

Entenda o que é clima.

Clima tropical

O clima tropical é semiúmido e ocorre na região central do Brasil, predominantemente no Centro-Oeste. Esse clima tem estações bem definidas, com invernos amenos e secos, e verões quentes e chuvosos.

As temperaturas são altas durante todo o ano, sendo superior aos 20°C. O índice pluviométrico varia entre 1.000 mm e 1500 mm por ano.

O clima tropical possibilita uma variedade de espécies de fauna e flora, os biomas predominantes nesse tipo de clima são o Cerrado, a Mata Atlântica e a Amazônia.

Saiba mais sobre clima tropical.

Clima Equatorial

O clima equatorial acontece nas áreas próximas à linha do Equador. Sua área corresponde à Amazônia Legal e abrange os seguintes estados: Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia e partes do Maranhão, Roraima e Mato Grosso.

É caracterizado por clima quente e úmido, com temperaturas médias entre 24°C e 26°C. A umidade do ar é elevada e as chuvas são abundantes, podendo atingir cerca de 2.500 mm por ano. O principal bioma é a Amazônia

Saiba mais sobre clima equatorial.

Clima tropical atlântico

O clima tropical atlântico é predominante na região litorânea do Brasil, que vai do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro. Recebe esse nome porque esse tipo de clima recebe influência do Oceano Atlântico.

O oceano faz com que as temperaturas sejam mais amenas e ajuda com que a umidade permaneça alta. As temperaturas são elevadas, com a média entre 18°C e 26°C.

O índice pluviométrico tem a média de 1.200 mm por ano. No Sul e no Sudeste, as chuvas acontecem com mais frequência no verão, já no Nordeste, o período chuvoso é durante o inverno. A vegetação predominante é a Mata Atlântica.

Clima semiárido

O clima semiárido ocorre no sertão nordestino. É bastante seco devido à escassez de chuvas, que acontecem de forma irregular. A região pode passar meses sem chuva.

O bioma típico é a caatinga, com plantas adaptadas a falta de água, como os cactos. A temperatura nessa região é alta, com média de 27°C. A amplitude térmica de 5°C, ou seja, a variação de temperatura entre o dia ou noite é grande.

Saiba mais sobre a caatinga.

Clima Subtropical

É o clima característico da região Sul. É chamado de subtropical por ocorrer em regiões abaixo do Trópico de Capricórnio. Além dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, parte de São Paulo e Minas Gerais também apresentam esse clima.

Os invernos são rigorosos e os verões são quentes. A média de temperatura da região é inferior aos 18°C, com amplitude térmica entre 9°C e 13°C.

No clima subtropical as chuvas são abundantes e os índices pluviométricos variam entre 1.500 mm e 2.000 mm por ano. Os biomas predominantes são a Mata Atlântica e os Pampas.

Saiba mais sobre clima subtropical.

Clima tropical de altitude

É o clima predominante das regiões serranas do Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. As temperaturas na região são baixas, a média anual de temperaturas é inferior aos 18°C.

No verão, as chuvas ocorrem com mais intensidade. O bioma predominante é Mata Atlântica, com espécies adaptadas a altitude, como Florestas de Araucárias.

Veja também o significado de zona intertropical e temperatura e conheça outros tipos de clima.

Vinícius Marques
Review científica by Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.
Outros conteúdos que podem interessar