Climas do Brasil

Quais são os Climas do Brasil

Os climas do Brasil são bastante diversificados devido à extensão territorial e as diferentes características de cada região. Os climas do Brasil são: tropical, equatorial, tropical de altitude, semiárido, tropical atlântico e subtropical.

O clima corresponde às variações do tempo em um determinado local e diversos fatores influenciam sua dinâmica, como por exemplo, a formação vegetal, as correntes marítimas, o relevo e as massas de ar.

A maior parte do Brasil está localizada entre os trópicos de câncer e capricórnio e por esse motivo é denominada intertropical. Em geral, as áreas intertropicais são de clima quente e úmido e a amplitude térmica se reduz à medida que se aproxima da linha do Equador.

Tipos de clima do Brasil

Veja no mapa a distribuição dos climas do Brasil:

Climas do Brasil

Entenda o que é clima.

Clima tropical

O clima tropical é semi-úmido e ocorre na região central do Brasil, predominantemente no Centro-Oeste. Esse clima tem estações bem definidas, com invernos amenos e secos, e verões quentes e chuvosos.

A temperatura média é superior a 20º C e o índice pluviométrico varia entre 1.000 mm e 1500 mm por ano.

Saiba mais sobre clima tropical.

Clima Equatorial

O clima equatorial acontece nas áreas próximas à linha do Equador. Sua área corresponde à Amazônia Legal e abrange os seguintes estados: Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia e partes do Maranhão, Roraima e Mato Grosso.

Caracterizado por clima quente e úmido, com temperaturas médias entre 24º C e 26º C. A umidade do ar é elevada e as chuvas são abundantes, podendo atingir cerca de 2.500 mm por ano.

Saiba mais sobre clima equatorial.

Clima tropical atlântico

O clima tropical atlântico é o clima da região litorânea do Brasil, que vai do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro. Tem temperatura média entre 18º C e 26º C e índice pluviométrico com média de 1.200 mm por ano.

No sul e no sudeste as chuvas acontecem com mais frequência no verão, já no nordeste o período chuvoso é durante o inverno.

Clima semiárido

O clima semiárido ocorre no sertão nordestino e é bastante seco devido à escassez de chuvas, que acontecem de forma irregular. A temperatura nessa região é alta, com média de 27º C e amplitude térmica de 5º C.

Saiba mais sobre a caatinga.

Clima Subtropical

É o clima característico da região sul e é chamado de subtropical por ocorrer em regiões abaixo do trópico de capricórnio. Além dos estados da região sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, partes de São Paulo e Minas Gerais também apresentam esse clima.

Os invernos são rigorosos e os verões são quentes e a média de temperatura da região é inferior a 18º C, com amplitude térmica entre 9º C e 13º C. No clima subtropical as chuvas são abundantes e os índices pluviométricos variam entre 1.500 mm e 2.000 mm por ano.

Saiba mais sobre clima subtropical.

Clima tropical de altitude

É o clima predominante das regiões serranas do Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. As temperaturas na região são baixas, a média anual de temperaturas é inferior a 18º C e é no verão que as chuvas ocorrem com mais intensidade.

Veja também o significado de zona intertropical e temperatura.

Data de atualização: 05/12/2019.