Significado de Cartesiano

O que é Cartesiano:

Cartesiano é um adjetivo referente a Descartes, filósofo, físico e matemático francês, “considerado o pai da filosofia moderna”, cujo nome latino era Cartesius, que deu nome ao pensamento cartesiano.

racionalismo cartesiano é um pensamento estabelecido por Descartes em suas obras o “Discurso do Método” (1637) e “Meditações Metafísicas” (1641), onde expressa sua preocupação com o problema do conhecimento.

O ponto de partida é a busca de uma verdade primeira que não possa ser posta em dúvida. Por isso, converte sua dúvida em método para se bem conduzir a Razão e procurar a verdade nas Ciências.

pensamento cartesiano começa duvidando de tudo, convencido de que tanto a opinião tradicional como as experiências da humanidade são guias de mérito duvidoso, resolveu adotar um novo método inteiramente isento da influência de ambos.

método cartesiano é baseado na dedução pura, consiste em começar com verdades ou axiomas simples e evidentes por si mesmos, e depois raciocinar com bases nele, até chegar a conclusões particulares.

Descartes afirmava que tudo era duvidoso, nada podendo ser considerado “a priori” como certo, a não ser uma coisa: “Se duvido, penso, se penso, existo”: “Cogito, ergo sum”, “Penso, logo existo”, ponto de partida da Dúvida Metódica, de onde se constrói todo o seu pensamento.

Saiba mais sobre o significado de Penso, logo existo.

Dualismo cartesiano

O Dualismo Cartesiano ou Dualismo Psicofísico (ou ainda Dicotomia Corpo-Consciência), é um conceito segundo o qual o ser humano é um ser duplo, composto de uma substância pensante e uma substância extensa.

Isso porque o corpo é uma realidade física e fisiológica e, como tal, possui massa, extensão no espaço e movimento, como também desenvolve atividades de alimentação, digestão e etc., sempre sujeito às leis deterministas da natureza, enquanto os fenômenos mentais não têm extensão nem localização no espaço.

A mente realiza atividades de recordar, raciocinar, conhecer e querer, sem se submeter às leis físicas, mas são o lugar da liberdade.  

Pessoa cartesiana

A expressão “pessoa cartesiana” é usada para caracterizar uma pessoa inflexível, que pensa e age sempre da mesma forma.

A mente cartesiana é egocêntrica e quando pensa no outro sua avaliação é sempre sobre a vantagem que poderá obter da situação. 

Sistema cartesiano

O Sistema de Coordenadas Cartesiano foi criado por René Descartes e permite localizar pontos em um determinado espaço através de um conjunto de informações.

O Sistema de Coordenadas Cartesiano é importante ferramenta para o desenvolvimento de trabalhos na área da geometria, do cálculo, na construção de gráficos e também na elaboração de trabalhos relacionados com a localização geográfica, como na criação do Sistema de Posicionamento Global (GPS).

Plano cartesiano

O sistema cartesiano ortogonal é utilizado para localizar e representar pontos no sistema de coordenadas cartesiano, consiste em duas retas perpendiculares que se cruzam, formando dois eixos.

O eixo horizontal é chamado de abscissas ou eixo x, o eixo vertical é chamado de eixo das ordenadas ou eixo y.

O ponto de origem é o ponto zero, ponto de intersecção dos eixos. O sistema é dividido em quatro partes onde cada uma forma um quadrante. Cada ponto do plano cartesiano é dado por um par ordenado (X,Y).

Plano Cartesiano

Ver também o significado de Racionalismo.

O significado de Cartesiano está nas categorias: Geral, Filosofia