Significado de Chato de galochas

O que são Chato de galochas:

Chato de galochas é uma expressão idiomática da língua portuguesa e significa alguém extremamente chato ou com comportamento socialmente desagradável. É o caso de um chato especial, um upgrade do chato habitual.

O meu dia estava correndo bem até aquele chato de galochas aparecer.

Origem da expressão

A expressão "chato de galochas", muito popular no Brasil, surgiu graças à galocha. Uma galocha é um acessório que se calça por cima do calçado, evitando que este fique estragado pela água. As galochas eram muito usadas nos anos 50 e 60 no interior do Brasil, onde em muitos lugares ainda não havia calçadas. No entanto, ainda hoje, algumas profissões requerem calçado do estilo da galocha.

Alguns autores acreditam que um "chato de galochas" é um chato resistente, característica da própria galocha. Deste modo, mesmo com condições climatéricas adversas, o chato calçava as suas galochas para importunar outras pessoas. Muitas vezes, o chato entrava na casa das pessoas de galochas, molhando e sujando toda a casa do anfitrião, que com certeza ficava desagradado com tal demonstração de desconsideração. Nos dias de hoje, os chatos de galochas não estão necessariamente calçados com galochas, mas a expressão continua sendo usada para descrever pessoas com atitudes desagradáveis.

Chata de Galocha - blog

Chata de Galocha é um blog criado por Luísa Ferreira, mineira de Belo Horizonte, Designer Gráfico graduada pela UEMG e especialista em Gestão de Marcas pela PUC-MG.

O Chata de Galocha começou em 2007 e é um blog ligado ao mundo da moda.  O Chata de Galocha é parte da rede F*Hits desde setembro de 2011, e já fez parcerias com marcas como L’oreal, Farm, Rede Globo, MAC, entre outras. Entrou na lista do Signature 9 como um dos 99 blogs de moda e estilo mais influentes do mundo em Março de 2012 e repetiu o feito na edição de Setembro de 2012. Está presente nas principais semanas de moda do Brasil e do exterior desde 2009: SPFW, Fashion Rio, London Fashion Week e New York Fashion Week.

Chato de galochas - Adão

O chato de galochas é um segmento do blog "O mundo maravilhoso de Adão Iturrusgarai", um blog humorístico com histórias em quadrinhos cujo autor está identificado no nome do blog. Neste segmento, a personagem chato de galochas anda sempre calçado com galochas e vive várias situações, sempre aproveitando para incomodar as pessoas ao seu redor.

Adão Iturrusgarai nasceu em 1965 na cidade de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul. No Brasil os seus quadrinhos são publicados nos jornais Folha de São Paulo e O Liberal e na revista Sexy.

O significado de Chato de galochas está na categoria: Expressões Populares