Significado de Checklist

O que é Checklist:

Checklist é uma palavra em inglês, considerada um americanismo que significa "lista de verificações".

Esta palavra é a junção de check (verificar) e list (lista). Uma checklist é um instrumento de controle, composto por um conjunto de condutas, nomes, itens ou tarefas que devem ser lembradas e/ou seguidas.

Uma checklist pode ser aplicada em várias atividades, e é usada frequentemente como ferramenta de segurança no trabalho, em inspeções de segurança.  Na aviação, por exemplo, consiste em uma lista essencial que deve ser cumprida antes da decolagem e aterrissagem. Neste caso concreto, deve ser verificado o correto funcionamento de todos os equipamentos, motores, sistemas de comunicação em bordo, etc.

No âmbito das viagens, a checklist é uma lista com as coisas importantes que não devem ser esquecidas antes de fazer a viagem. Podem ser coisas que devem ser guardadas na mala, ou procedimentos que devem ser feitos para viabilizar a viagem (como fazer o check-in e imprimir o cartão de embarque).

Na organização de eventos como um casamento, uma checklist assume uma importância vital. Existem centenas de detalhes que devem ser planejados cuidadosamente, e por isso é importante ter uma checklist com todos esses detalhes (por exemplo: marcação da igreja, vestido da noiva, empresa de catering, convidados e convites de casamento, etc.). Na internet existem vários modelos de checklist para vários tipos diferentes de eventos.

De acordo com a obra Introduction à la Recherche en Éducation do professor belga Gilbert De Landsheere (que lutou durante 40 anos para melhorar a formação dos professores em todos os níveis de instrução), uma checklist é a expressão mais básica de um questionário pedagógico. Consiste em uma folha de controle, que contém vários comportamentos ou traços, e que tem como objetivo conduzir a uma observação sistemática.

O significado de Checklist está na categoria: Geral