Significado de Magistério

O que é Magistério:

Magistério é o nome dado para o cargo de professor, envolvendo todo o seu exercício dentro desta profissão.

Entre as principais funções do magistério está a docência, ou seja, o ensino e a educação, tarefa prioritária dos professores. Já os pedagogos, especialistas em educação, são responsáveis por fornecer o suporte pedagógico aos alunos, professores e pais.

Etimologicamente, este termo se originou a partir do latim magisterium, que significa “dignidade”, “meio de curar”, “tratamento” ou “trabalho de chefe”.

Como seguir carreira no magistério?

Para estar apto a construir uma carreira na área do magistério, o docente deve seguir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelecida pela lei nº 9.394/96.

De acordo com essas diretrizes, os professores são aconselhados a finalizar um curso de nível superior na área da educação para poder dar aulas. Mas, até o ano de 2020, ainda serão aceitos os profissionais que apenas fizeram o curso de magistério, ofertado às pessoas que concluíram o Ensino Médio.

Com o curso de magistério, até 2020, os professores podem dar aulas para alunos do Ensino Infantil e para os quatro primeiros anos do Ensino Fundamental (do 1º ao 4º ano).

No entanto, com o desenvolvimento do Plano Nacional de Educação (PNE), todos os professores deverão ter uma formação superior para estarem aptos a dar aulas.

Plano Nacional de Educação (PNE)

O PNE, aprovado em 2014, foi criado para definir metas de investimento e de melhora na qualidade da educação no país. O plano estabeleceu objetivos que devem ser cumpridos progressivamente até 2024.

Além da recomendação para que os professores ingressem em um curso universitário, já que existe a previsão da formação de nível superior para os próximos anos, o plano prevê medidas de valorização desses profissionais.

De acordo com o documento, as pessoas que atuam na área do magistério devem, gradativamente, ter seus salários equiparados a outros profissionais que possuem formação semelhante.

Veja também os significados de Pedagogia, Docente e Discente.

Magistério e licenciatura plena

Os cursos de formação para o magistério são classificados como licenciatura plena. Englobam os cursos que são destinados à formação específica de profissionais que atuarão nas áreas da Educação Básica e da Educação Infantil.

Existem cursos de licenciatura plena em diversas áreas do conhecimento, como: História, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia, entre outros.

Para saber mais sobre o assunto, leia também o significado de Licenciatura.

Magistério da Igreja

No âmbito da Igreja Católica, o magistério é formado pelas pessoas que se vinculam ao Episcopado ou ao Supremo Pontificado.

O magistério da Igreja também se refere à função de ensinar, como o ato de repassar a palavra de Deus e os ensinamentos de Jesus aos fiéis católicos.

Data de atualização: 15/07/2019.