Significado de Magistério

O que é Magistério:

Magistério é o nome dado para o cargo de professor, envolvendo todo o seu exercício dentro desta profissão.

Entre as principais funções do Magistério está a docência, ou seja, o ensino e a educação, tarefa prioritária dos professores. Já os pedagogos, especialistas em educação, são responsáveis em fornecer o suporte pedagógico aos alunos, professores e pais.

De modo geral, o Magistério é tido como uma autoridade doutrinal, seja no âmbito moral ou intelectual.

Etimologicamente, este termo se originou a partir do latim magisterium, que significa “dignidade”, “meio de curar”, “tratamento” ou “trabalho de chefe”.

Como seguir carreira na área?

Para estar apto a construir uma carreira na área do Magistério, o docente deve seguir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelecida através da lei nª 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

De acordo com essas diretrizes, os professores são aconselhados a finalizar um curso de nível superior na área da educação para poder dar aulas. Mas, até o ano de 2020, ainda serão aceitos os profissionais que apenas fizeram o curso de Magistério, ofertado às pessoas que concluíram o Ensino Médio.

Com o curso de Magistério, até 2020, os professores podem dar aulas para alunos do Ensino Infantil e para os quatro primeiros anos do Ensino Fundamental (do 1º ao 4º ano). No entanto, com o desenvolvimento do Plano Nacional de Educação (PNE), todos os professores deverão ter uma formação superior para estarem aptos a dar aulas.

Plano Nacional de Educação (PNE)

O PNE, aprovado em 2014, foi criado para definir metas investimento e de melhora na qualidade da educação no país. O Plano estabeleceu objetivos que devem ser cumpridos progressivamente até 2024.

Em relação à carreira, o PNE prevê que até 2020 os professores que cursaram Magistério no Ensino Médio ainda poderão atuar como professores.

No entanto, existe uma recomendação para que estes profissionais ingressem em um curso universitário, já que o Plano prevê que, nos próximos anos, todos os professores deverão possuir uma formação de nível superior.

É indicado que os professores façam um curso superior na área específica em que atuam ou um curso de Pedagogia. Existem também os cursos universitários chamados de Licenciatura Plena, que são voltados a preparar os profissionais para atuarem como professores nas séries finais do Ensino Fundamental (do 5º ao 9º ano) e no Ensino Médio.

Outra meta incluída no PNE é a valorização dos profissionais da área. O Plano prevê que as pessoas que atuam na área do Magistério devem, gradativamente, ter seus salários equiparados a outros profissionais que possuem formação semelhante.

Veja também os significados de Pedagogia, LicenciaturaDocente e Discente

Magistério da Igreja

No âmbito da Igreja Católica, o magistério é formado pelas pessoas que se vinculam ao Episcopado ou ao Supremo Pontificado. 

O magistério da Igreja também se refere à função de ensinar, como o ato de repassar a palavra de Deus e os ensinamentos de Jesus aos fiéis católicos.

Data de atualização: 18/01/2019.