Significado de Organização

O que é Organização:

Organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Normalmente é formado por uma, duas ou mais pessoas que executam funções de modo controlado e coordenado com a missão de atingir um objetivo em comum com eficácia.

Podemos falar de organização escolar, organização empresarial, organização pessoal, organização de eventos, organização doméstica, etc. Em todas essas aplicações, o sentido de organização se baseia na forma com as pessoas se inter-relacionam entre si e na disposição e distribuição dos diversos elementos envolvidos, com vista a uma mesma finalidade.

Por exemplo, a organização do lar refere-se ao modo como este está organizado, ou seja, como os diversos elementos que o compõe estão coordenados e dispostos no espaço.

Organização é uma palavra originada do Grego "organon" que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. 

Organização empresarial

Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.

Dependendo do tipo de organização, há uma pessoa que exerce um papel fundamental nas funções de liderança, planejamento e controle dos recursos humanos e de outros recursos materiais, financeiros e tecnológicos disponíveis na empresa.

A estrutura de uma organização pode ser formal ou informal. Uma organização formal é planejada e estruturada seguindo um regulamento interno. Organização informal são as relações geradas espontaneamente entre as pessoas, resultado do próprio funcionamento e evolução da empresa.

Existe um conjunto de elementos que estão diretamente associados a uma organização, tais como: clientes, fornecedores, concorrentes, comunicação social, entre outros.

Sinônimos organização

Alguns dos principais sinônimos de organização são:

  • Ordem;
  • Arranjo;
  • Disciplina;
  • Ordenação;
  • Sistema;
  • Método;
  • Disposição;
  • Gestão;
  • Arrumação.

Organização social

No âmbito do Direito e com base nos conceitos sociológicos, consiste numa associação particular, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e que recebe capital do Estado para prestar serviços que sejam do interesse público

Todas essas instituições sociais devem ser identificadas por um propósito social, abrangendo os indivíduos de determinado grupo, seja de natureza humana ou animal, por exemplo.

No Brasil, a qualificação das entidades como organizações sociais está prevista na Lei nº 9.637, de 15 de maio de 1998.

O significado de Organização está na categoria: Geral