Significado de Chuchu

O que é Chuchu:

Chuchu é um legume comestível produzido por uma planta trepadeira também denominada chuchu ou chuchuzeiro. É consumido cozido, em saladas, sopas, refogados etc.

Popularmente, o termo "chuchu" é utilizado no sentido figurado para designar uma pessoa querida, encantadora, aquela considerada favorita. Nesta acepção, a origem da palavra vem do francês "chouchou", cujo significado se refere a alguém que é o preferido em um grupo.

Como a pronúncia é semelhante, o termo é associado ao vegetal chuchu. Daí o sentido controverso entre o vegetal insípido e uma pessoa considerada encantadora, atraente, bonita e graciosa.

Por isso, entre os casais, é frequente empregar o termo como um apelido carinhoso, tanto para o homem como para a mulher. Em alguns casos, emprega-se também o diminutivo "chuchuzinho". Trata-se de uma demonstração de amor e carinho.

Informalmente, a expressão "pra chuchu" é empregada como fator de referência a uma grande quantidade, abundância ou intensidade. Por exemplo: "Agora, chove pra chuchu". ou "A festa estava boa pra chuchu".

Chuchu x Xuxu

Existe uma grande confusão com a grafia da palavra "chuchu", pois muitas vezes há quem escreva "xuxu". Contudo, a grafia "xuxu" é incorreta.

Data de atualização: 24/06/2014.