Vegetais

O que são vegetais?

Os vegetais são um grupo de alimentos, composto por frutos, folhas, flores, raízes, tubérculos, bulbos e caules. São fontes de vitaminas e minerais, e parte essencial da alimentação dos seres humanos.

Os vegetais são responsáveis pela reposição de energia no organismo e consistem em cerca de 80% de toda a alimentação humana.

Tipos de vegetais

Os vegetais podem ser classificados de acordo com a parte da planta que é consumida, são cinco as classificações: frutos, folhas, flores, tubérculos, raízes, bulbos e caules. Conheça alguns vegetais, suas características e seus principais nutrientes.

Frutos

Abobrinha

A abobrinha (Cucurbita pepo) é rica em vitamina A e C, possui também magnésio, zinco e vitaminas do complexo B.

Pertence à família das cucurbitáceas como o melão, o pepino, a melancia e a abóbora.

Abobrinha

Berinjela

A berinjela (Solanum melongena) é rica em vitamina C e vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6), também possui quantidades consideráveis de minerais como magnésio, potássio e cálcio.

A berinjela pertence à família das solanáceas, assim como a batata, o tomate e o pimentão.

Berinjela

Chuchu

O chuchu (Sechium edule) é rico em fibras, ferro, vitamina C e B2, contém também uma alta concentração de cálcio, fósforo e magnésio.

O chuchu é conhecido por seu sabor pouco presente, sendo utilizado em combinações com outros alimentos. É também um representante da família das cucurbitáceas, assim como o pepino, a abobrinha, o melão e a melancia.

Chuchu

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Folhas

Alface

A alface (Lactuca sativa) é rica em fibras, vitamina A, ferro e potássio. É composta de 95% de água e muito utilizada no preparo de saladas.

Existe uma grande variedade de tipos de alface, como a alface lisa, a crespa, a frisé, a americana, a romana e a roxa.

Alface

Agrião

O agrião (Nasturtium officinale) é rico em diversos nutrientes como a vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina K e vitaminas do complexo B (B1, B2, B6 e B12). Também é rico em minerais como o enxofre, o ferro, o fósforo e o iodo.

Agrião

Espinafre

O espinafre (Spinacia oleracea) é rico em vitaminas A, C e E, também possui um teor elevado de ferro e ácido fólico.

O espinafre além de ser um vegetal com alto valor nutricional, se popularizou por ser o alimento que dava a força para o Popeye, marinheiro do tradicional dos desenhos animados.

Agrião

Couve

A couve (Brassica oleracea) é rica em fibras e possui uma alta concentração de magnésio e clorofila. Também possui uma grande quantidade de ácido fólico.

Existem vários tipos de couve, os principais são: couve mineira, couve roxa, couve galega e a couve de bruxelas.

Couve

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Flores

Brócolis

O brócolis (Brassica oleracea var. italica) é uma variação da couve, também por isso, algumas vezes, é chamado de couve-brócolis. Nele, a principal parte comestível são as flores, mas tanto o caule quanto as folhas também podem ser comidos.

O brócolis é rico em Vitaminas A, C, do complexo B (B1, B2 e B6) e vitamina K. Também possui uma grande concentração de cálcio, ferro, potássio, sódio e zinco.

Brócolis

Couve-flor

A couve-flor (Brassica oleracea var. botrytis), assim como o brócolis, é uma variação da couve tradicional.

É um vegetal rico em vitaminas A, C, E e sais minerais como cobre, cromo, manganês, selênio e zinco.

Couve-flor

Tubérculos

Batata-doce

A batata-doce (Ipomoea batatas) é um vegetal rico em carboidratos de absorção lenta. A batata-doce também é fonte de betacaroteno e rica em vitaminas A, C, E e do complexo B.

Além da batata-doce mais tradicional, de polpa branca, existem outras variações como a de polpa laranja e a de polpa roxa.

Batata doce

Batata inglesa

A batata inglesa (Solanum tuberosum), fonte de carboidratos, rica em potássio e vitamina C, é um dos vegetais mais consumidos no mundo e base da gastronomia de diversos locais.

A batata consumida hoje em dia tem como origem a domesticação das batatas selvagens (nocivas para o consumo) feita pelos incas na América do Sul. Nos Andes, ainda existem cerca de 5 mil tipos de batata.

Batata inglesa

Inhame

O inhame (Colocasia esculenta) possui vitaminas do complexo B (B1 e B6), é rico em fibras e carboidratos complexos, também é fonte de ferro.

Também conhecido como cará e taro, o inhame é um vegetal tradicional da culinária de diversos países, dentre eles a Nigéria, maior produtor mundial.

Inhame

Raízes

Beterraba

A beterraba (Beta vulgaris) é uma raiz comestível, rica em açúcares e outros nutrientes como as vitaminas A e C, sais minerais como ferro, magnésio, potássio e zinco.

Além disso, a beterraba é usada na produção de açúcar e de combustível (etanol).

Beterraba

Cenoura

A cenoura (Daucus carota) é rica em betacaroteno, vitamina A, fibras e carboidratos.

Existem uma grande variedade de cenouras, apesar de a mais comum ser a laranja, as cenouras também podem ser amarelas ou roxas

Cenoura de diversas cores

Bulbos

Alho

O alho (Allium sativum) é muito utilizado na culinária como tempero. Ele é rico em A, B2, B6, C e sais minerais como ferro, iodo e silício.

Alho

Cebola

A cebola (Allium cepa) é um vegetal que assim como o alho cresce em um bulbo e é largamente utilizada como condimento na culinária brasileira.

A cebola é fonte de nutrientes como as vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), ferro e cálcio.

diversas cebolas com casca

Caules

Aipo

O aipo (Apium graveolens), também conhecido como salsão é um alimento rico em nutrientes e pobre em calorias, É fonte de vitamina A, C, K e potássio.

Aipo

Aspargo

O aspargo (Asparagus officinalis) vitaminas do complexo B (principalmente B9, o ácido fólico), cálcio e ferro.

Aspargo

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