Vegetais

O que são vegetais?

Os vegetais são um grupos de alimentos composto por frutos, folhas, flores, raízes, tubérculos e caules. São fontes de vitaminas e minerais essenciais para uma alimentação saudável e equilibrada.

Dentre os benefícios do consumo de vegetais estão a prevenção de doenças, o fortalecimento do sistema imunológico, a melhoria do funcionamento dos órgãos, a prevenção ao envelhecimento precoce e a reposição de energia.

Tipos de vegetais

Os vegetais podem ser classificados de acordo com a parte da planta que é consumida, são cinco as classificações: frutos, tubérculos, folhas, raízes e caules. Conheça alguns vegetais, seus nutrientes e benefícios à saúde.

Frutos

Abobrinha: a abobrinha tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, é rica em vitamina C e ajuda na formação dos dentes e ossos e no funcionamento do intestino. Também contribui com a saúde da pele e dos olhos e diminui a pressão arterial.

Como tem magnésio, zinco e vitaminas do complexo B, a abobrinha ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Também é rica em vitaminas A e C, que combatem o colesterol mal e previnem ataques cardíacos.

Abobrinha

Berinjela: a berinjela é rica em antioxidantes e previne o envelhecimento das células. Contribui com o fluxo sanguíneo, ajuda no controle dos níveis de colesterol e combate doenças cardíacas.

Rica em vitamina C, a berinjela fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento do intestino, prevenindo a constipação e também contribui com a prevenção de alguns tipos de câncer, como o câncer de cólon.

Berinjela

Chuchu: o chuchu combate a depressão, o envelhecimento precoce das células e ajuda no controle da pressão arterial. Como é rico em ferro e vitamina B2, aumenta a produção de hemoglobina e previne a anemia.

O chuchu também é previne doenças nos ossos, pois contém alta concentração de cálcio, fósforo e magnésio. Além disso, possui uma quantidade grande de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e previne doenças.

Chuchu

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Folhas

Alface: a alface tem propriedades calmantes, contribui para a melhoria da qualidade do sono e reduz a ansiedade. Como é rica em fibras, ajuda no funcionamento do intestino e também oferece uma sensação de saciedade, por isso é indicada para quem precisa perder peso.

Por ser rica em vitamina A, a alface contribui com a saúde dos olhos, evitando doenças como cataratas e degeneração macular. Indicada para praticantes de atividades físicas, a alface tem grande concentração de potássio, o que diminui a ocorrência de câimbras.

Alface

Agrião: o agrião é rico em vitamina C, fortalece o sistema imunológico e previne doenças cardíacas. Também está associado à prevenção do câncer, da anemia e de doenças respiratórias e contribui para o fortalecimento dos ossos, pois é rico em vitamina K.

O agrião tem altas concentração de vitamina A, nutriente que ajuda a melhorar a saúde da pele e dos olhos. Apesar da quantidade de nutrientes, o agrião tem poucas calorias e portanto, pode contribuir para o emagrecimento.

Agrião

Espinafre: o espinafre é rico em vitaminas A, C e E, que evitam o envelhecimento precoce das célula. É um alimento rico em ferro e ácido fólico e por isso ajuda a prevenir anemias. Além disso, é uma boa opção para dietas de emagrecimento, pois possui poucas calorias.

O espinafre é fonte de energia e combate o envelhecimento precoce dos neurônios, evitando doenças cerebrais. Também contribui com o sistema cardiovascular, reduzindo as chances infarto.

Agrião

Couve: a couve é rica em fibras e pobre em calorias, ajuda a regular o funcionamento do intestino, diminui o apetite e atua no controle do colesterol. Como é rica em potássio, ajuda no controle da pressão arterial.

A couve combate a enxaqueca devido à concentração de magnésio e clorofila, que atuam no relaxamento da musculatura. Por ser rica em ácido fólico, ajuda na gestação dos bebês e contribui para um parto saudável.

Couve

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Raízes

Alho: o alho é muito nutritivo e melhora o sistema imunológico - é uma boa opção para quem tem resfriados com frequência. Também ajuda na redução da pressão arterial, no controle dos níveis de colesterol e na prevenção de doenças cerebrais, como a demência e o Alzheimer.

O alho tem alta concentração de enxofre, que evita danos causados por contaminação com metais pesados e também contribui com a saúde dos ossos das mulheres, pois aumenta o estrogênio, que quando em deficiência causa a perda óssea.

Alho

Beterraba: a beterraba fortalece o sistema imunológico, protege o sistema nervoso e combate a anemia. É um alimento importante para quem pratica atividades físicas porque relaxa os vasos sanguíneos e facilita a chegada de nutrientes aos músculos.

Por ser rica em vitamina C, a beterraba previne o envelhecimento precoce das células e reduz o risco de câncer. Além disso, controla o colesterol, a pressão sanguínea e mantém a saúde dos olhos.

Beterraba

Cenoura: a cenoura ajuda no bronzeamento e na manutenção da cor, pois é rica em betacaroteno, que estimula a produção de melanina. Por ser rica em vitamina A, ajuda na saúde da visão e previne doenças como a cegueira noturna.

Também é rica em fibras, proporcionando um melhor funcionamento do sistema digestivo e também aumenta a sensação de saciedade, o que ajuda no emagrecimento.

Cenoura

Flores

Brócolis: o brócolis tem ação desintoxicante no organismo e ajuda no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células. Por ser rico em fibras, ajuda na regulação do intestino e no emagrecimento, pois oferece uma sensação de saciedade.

O brócolis também fortalece o sistema imunológico, previne doenças cardíacas e controla os níveis de colesterol. Fonte de luteína, o brócolis atua na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de estômago e o intestinal.

Brócolis

Couve-flor: a couve-flor tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda na prevenção de doenças como a obesidade e a diabetes. Também é benéfica para a saúde do cérebro, pois é fonte de colina, uma vitamina que ajuda nos processos de aprendizagem e memória.

A couve-flor é rica em diversas proteínas e minerais, ajuda na desintoxicação do corpo, no funcionamento do sistema digestivo e contribui na prevenção de alguns tipos de câncer como o de cólon, mama, esôfago, pâncreas e próstata.

Couve-flor

Tubérculos

Batata doce: a batata doce é fonte de energia e de carboidratos saudáveis, por isso costuma ser inserida nas dietas de pessoas que praticam exercícios físicos. Também ajuda no emagrecimento equilibrado, fortalece a imunidade e controla os níveis de colesterol.

Também é rica em betacaroteno e vitamina A, que têm ação antioxidante e ajudam a manter a saúde das células. A batata doce também contribui com a saúde do coração e na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de útero.

Batata doce

Batata inglesa: a batata inglesa é fonte de carboidratos e ajuda a manter os níveis de glicose no sangue, contribuindo para o funcionamento dos neurônios. Também é rica em potássio, nutriente que contribui para o funcionamento dos músculos e dos rins.

Por ser rica em vitamina C, tem ação antioxidante e ajuda na saúde da pele. A batata também rica em potássio, um nutriente que ajuda na prevenção da hipertensão, pois ajuda a balancear o efeito do sódio no organismo.

Batata inglesa

Inhame: o inhame possui vitaminas do complexo B que ajudam no controle da frequência cardíaca e da pressão arterial e combate a hipertensão. Por ser rico em fibras e carboidratos complexos, o inhame ajuda na sensação de saciedade e no emagrecimento.

O inhame ameniza cólicas menstruais e os sintomas da TPM e da menopausa, além de aumentar a fertilidade da mulher. Como é fonte de ferro, o inhame também contribui para a prevenção da anemia.

Inhame

Caules

Aipo: o aipo é um alimento rico em nutrientes e pobre em calorias, por isso é uma boa opção para quem deseja emagrecer. Ele também tem ações anti-inflamatórias e antioxidantes, combate os radicais livre e previne doenças como o câncer.

Por ser rico em potássio, o aipo contribui para diminuir o estresse e também reduz o colesterol ruim, prevenindo as doenças cardiovasculares e a pressão alta.

Aipo

Aspargo: o aspargo tem ação diurética, previne problemas nas vesículas e nos rins e ajuda a desinchar o corpo. Também tem propriedades anti-inflamatórias, prevenindo casos de artrite reumatoide. O aspargo ainda previne a diabetes pois auxilia no funcionamento da insulina.

Também tem ação antioxidante e anti-inflamatória e vitaminas do complexo B, que ajudam a manter a saúde do coração. O aspargo também contribui com a formação saudável do tubo neural, que dá origem à cabeça e à coluna vertebral do feto.

Aspargo

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Data de atualização: 04/02/2020.