Significado de Tubérculos

O que são Tubérculos:

Os tubérculos são plantas que se caracterizam por terem o caule robusto e subterrâneo - normalmente com formato arredondado ou ovalado - onde são armazenados seus nutrientes.

A reserva de energia no caule possui a função de fornecer nutrientes à planta durante sua fase inicial de crescimento, principalmente quando ela ainda não é capaz de realizar a fotossíntese.

Já as raízes, participam do desenvolvimento ao fazer o transporte de água e de nutrientes, mas não possuem função de armazená-los.

Esses vegetais são bastante nutritivos e ricos e em vitaminas A, C e algumas vitaminas do complexo B. Também possuem boa quantidade de amido, que é um dos responsáveis pelo seu desenvolvimento. Por conterem amido em sua composição, quando consumidos, são capazes de fornecer uma boa quantidade de energia.

Diferença entre tubérculos, bulbos e raízes

É comum que estes três tipos de vegetais sejam confundidos, já que possuem aspectos parecidos e algumas características em comum.

São diferenciados principalmente pela parte da planta em que acontece o armazenamento de seus nutrientes. Veja:

tuberculosBatata (tubérculo), beterraba (raiz) e cebola (bulbo).

Os tubérculos, como vimos, possuem suas raízes subterrâneas e o armazenamento de nutrientes acontece no caule.

A batata e o inhame são tubérculos bastante conhecidos e muito utilizados na culinária.

As raízes - também chamadas de raízes tuberosas - possuem o caule fora da terra e a parte comestível fica subterrânea. Os nutrientes, ao contrário do que acontece com os tubérculos, são armazenados em suas raízes.

Alguns exemplos são: beterraba, mandioca, nabo e cenoura.

Já os bulbos, assim como os tubérculos, também armazenam nutrientes em seu caule, que é igualmente subterrâneo. Entretanto, seu formato é diferente, mais achatado - se comparado ao de um tubérculo.

Alho e cebola são exemplos de bulbos.

Benefícios do consumo de tubérculos

Os tubérculos são ricos em diversas vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo. Também são excelentes fontes de minerais.

O consumo destes vegetais com regularidade também fornece energia, já que o amido (hidrato de carbono) é uma excelente fonte energética. Por isso, o consumo de tubérculos é indicado, por exemplo, antes da prática de exercícios físicos.

Além disso, também são fonte de inulina, uma substância importante para garantir a absorção de cálcio e magnésio pelo organismo.

Veja também o significado de Verduras e legumes.

Data de atualização: 27/08/2019.