Significado de Classe social

O que é Classe social:

Classe social é um grupo constituído por pessoas com padrões culturais, políticos e econômicos semelhantes. O fator financeiro é uma das características mais marcantes na definição de uma classe social.

As classes sociais podem ser interpretadas por diferentes pontos de vista, no entanto, a definição mais usual refere-se ao grupo limitador de indivíduos que constituem um mesmo nível e poder econômico, além de terem acesso a oportunidades e opções de lazer e entretenimento diferenciados. 

De acordo com a teoria marxista sobre a divisão das classes, em toda a sociedade capitalista existe um grupo dominante, responsável por ditar os padrões vigentes naquela sociedade, além de influenciar o controle do Estado, direta ou indiretamente.

Por outro lado, também existe uma classe dominada, formada por trabalhadores com baixa instrução profissional e educacional.

Veja também o significado de Socioeconômico.

Classificação das classes sociais

O conceito de estratificação social foi desenvolvido pelo economista alemão Max Weber. Consiste na ideia de separar os indivíduos com características econômicas, sociais, educacionais e etc, em grupos específicos e hierárquicos.

A estratificação social universal contemporânea é classificada em três grupos: classe baixa, classe média e classe alta.

De acordo com o país e o seu padrão econômico e social, as classes sociais também pode ser subdividas.

As classes baixas apresentam dificuldades em manter as necessidades básicas do ser humano, como a alimentação, por exemplo. Além disso, dificilmente têm acesso a opções de entretenimento cultural.

As classes médias são as mais comuns na maioria dos países. Neste grupo, os indivíduos já conseguem manter um equilíbrio econômico, garantindo todas as necessidades básicas. Na classe média as pessoas tendem a ter um nível de escolaridade mais elevado, como o ensino superior completo, por exemplo.

Já as classes altas são os ricos, que geralmente nasceram em famílias abastadas e são detentores de grandes heranças e fortunas.

Todas as necessidades básicas são alcançadas sem nenhuma dificuldade, além de outras oportunidades exclusivas de lazer e entretenimento.

Diferentemente das castas sociais, por exemplo, o indivíduo de uma classe social pode “evoluir” ou “regredir” para outras classes sociais, de acordo com as variações dos fatores que caracterizam cada grupo.

Saiba mais sobre a Ascensão Social.

Classe social no Brasil

O Brasil é um país marcado por uma acentuada desigualdade social, ou seja, existe uma presença forte de todas as classes sociais, desde as mais miseráveis até as mais ricas.

Para classificar os indivíduos nas diferentes classes sociais, o país adota um critério desenvolvido pela Associação Brasileira de Empresas e Pesquisas (Abep).

Saiba mais sobre o significado de Desigualdade Social.

De acordo com o sistema de classificação brasileiro adotado pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), as classes sociais podem ser divididas em: miseráveis, baixa, média baixa, média, média alta e alta.

Ver também o significado de Hierarquia social.

Data de atualização: 26/12/2017. O significado de Classe social está na categoria: Geral