Significado da Pobreza

O que é a Pobreza:

Pobreza é a condição de quem é pobre, ou seja, que não tem as condições básicas para garantir a sua sobrevivência com qualidade de vida e dignidade. A pobreza também costuma se referir a classe social e econômica das pessoas que são pobres.

A pobreza pode se caracterizar por abranger diferentes aspectos da vida dos indivíduos, como por exemplo a carência de bens e serviços essenciais para a vida: alimentação, vestuário, cuidados com a saúde, alojamento, etc.

A carência social também é uma das principais características da pobreza, ou seja, a incapacidade das pessoas que participarem de modo igualitário na sociedade. Esta situação está associada ao conceito de exclusão social.

Veja também o significado da Questão social.

A pobreza absoluta ou extrema consiste no estado das pessoas que não possuem requisitos básicos para sobreviver. Como consequência, muitos indivíduos contraem doenças ou morrem devido a fome ou às péssimas condições sanitárias, por exemplo.

Declaração de pobreza

A declaração ou atestado de pobreza, também conhecida como declaração de hipossuficiência, consiste num documento que comprova a incapacidade de determinada pessoa de arcar com os custos exigidos para usufruir de determinados serviços jurídicos. Através deste atestado, o requerente pode se beneficiar da Assistência Judiciária Gratuita.

Desta forma, a declaração de pobreza garante ao cidadão brasileiro, por exemplo, o direito constitucional de ter acesso à Justiça, assim como outros serviços sociais, de forma gratuita.

Exemplo de atestado de pobreza

declaração de pobreza

Pobreza no Brasil

São diversas as causas que fazem do Brasil um país com uma desigualdade social tão grande, provocando, consequentemente, um aumento considerável de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza.

Atualmente, existem várias políticas assistencialistas que tentam "frear" a miséria no país, como o Bolsa Família, por exemplo. No entanto, o número de pobres que estão na pobreza extrema ou absoluta só vai diminuir se vários outros aspectos forem corrigidos no país, como as desigualdades sociais e a qualidade do ensino e saúde pública.

Veja também o significado da Desigualdade social e conheça as principais causas da Desigualdade Social.

Causas da pobreza

São vários os motivos que podem levar ao crescimento e agravamento da pobreza em determinada região. Os principais fatores são:

  • Econômicos: sistema fiscal socialmente injusto e inadequado;
  • Socioculturais: discriminação social relativa à raça ou ao gênero, exclusão social e crescimento muito rápido da população;
  • Históricos: colonialismo e existência de um passado autoritário no país;
  • Naturais: desastres naturais, doenças (epidemias), climas extremos, etc;
  • Político-legais: existência de corrupção, mau-funcionamento ou inexistência de um sistema democrático.

A desingualdade, a exclusão social e a existência de um sistema político corrupto, no entanto, sintetizam a principal causa da probreza na maioria dos países, como no Brasil, por exemplo. 

Como consequência, a pobreza pode gerar diversas situações que acabam agravando ou gerando ainda mais pobreza, fazendo com que o sistema siga um ciclo, como por exemplo: fome; doenças; emigração; baixa expectativa de vida; existência de mendigos; desemprego; carência de saneamento e água potável; discriminação social; risco de instabilidade política, violência, etc.

Data de atualização: 31/10/2018. O significado da Pobreza está na categoria: Geral