Significado de Controle

O que é Controle:

Controle é um substantivo utilizado para definir o domínio ou poder de fiscalizar e administrar determinada coisa; ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo.

A palavra controle pode ser aplicada em múltiplos contextos, com significados semelhantes: administrar, organizar ou dominar alguma coisa ou situação.

O controle está relacionado com a administração, seja de documentos, de produtos, pessoas e etc. Neste contexto, controlar significa verificar as condições de determinada coisa, analisá-la, compará-la e organizá-la com outros itens do mesmo grupo.

Controle também é o nome dado ao mecanismo que comanda a distância aparelhos eletrônicos; controle remoto.

O domínio das ações e atos de uma pessoa também é uma forma de controle; controle de si próprio, controle pessoal ou controle dos sentimentos.

Na informática, o painel de controle é um dispositivo de organiza e comanda todas as ações de um dispositivo, através de um software instalado em um computador, por exemplo.

No âmbito comercial, a maioria das lojas do comércio utilizam o controle de estoque como uma forma de administrar, verificar, organizar e solucionar problemas referentes as faltas de produtos. Com o controle de estoque, por exemplo, o gerente de uma loja sabe quantos artigos saíram em comparação ao valor da faturação obtida, evitando possíveis fraudes e roubos por parte dos clientes ou de outros funcionários da própria loja.

Em inglês, a palavra controle é traduzida para control.

Controle social

O controle social é uma expressão que surgiu a partir dos estudos sociológicos (sociologia), tendo dois principais significados:

  • controle social como mediador e fiscalizador da administração e política pública, buscando saber se a gestão dos investimentos públicos estão sendo feitos corretamente para a sociedade;
  • controle social como "ordem social", ou seja, um conjunto de métodos, normas e conceitos que organizam uma sociedade, influenciando o seu comportamento e controlando as suas ações para que sejam de acordo com o padrão social;

Controle financeiro

Controle financeiro é a organização e administração das finanças. Em outras palavras, significa controlar o dinheiro que foi investido, que foi gasto, as dívidas e tudo que estiver relacionado com o capital financeiro de uma empresa ou pessoal.

Controle de qualidade

O controle de qualidade é um processo que determinado produto, serviço ou empresa passa para verificar a sua autenticidade, ou seja, o seu modo de ser e o nível de satisfação que possa oferecer para o seu consumidor final.

No Brasil, o INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia é o principal órgão responsável por fiscalizar e controlar a qualidade dos produtos e serviços disponíveis no mercado nacional.

Veja também o significados de Acuracidade.

Data de atualização: 18/12/2014.