Significado de SAP


Stella Sousa
Stella Sousa
Bacharel em Comunicação Social | Relações Públicas

O que é o SAP:

A sigla alemã SAP (Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung) é traduzida para o português como Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados.

O SAP é um software de Gestão Empresarial do tipo de ERP (Enterprise Resources Planning), criado por uma empresa alemã, chamada SAP AG.

O maior objetivo do sistema SAP é integrar todos os departamentos de uma empresa, proporcionando soluções que levam praticidade em qualquer tipo de produção, além de melhorar a comunicação entre as diferentes equipes internas de uma empresa.

Os módulos do sistema SAP

Por ser uma ferramenta customizada, o SAP permite que o cliente (empresa) consiga adequar o sistema ao seu modelo de negócio. Assim, o SAP torna-se acessível e personalizado para cada tipo de empresa e do seu negócio.

A SAP funciona através de etapas, responsáveis por gerir os processos de cada área específica da companhia. Porém, fica a critério do cliente escolher as que são realmente necessárias para o seu modelo de negócio, já que alguns módulos não se aplicam para a gestão de certas empresas.

Para que o sistema SAP cumpra seu maior objetivo dentro da empresa, os departamentos e etapas precisam de integração e comunicação entre si, dependendo um do outro para o resultado de um funcionamento eficaz.

Alguns módulos do sistema SAP são:

  • SAP MM - Material Management: responsável pela gestão de materiais, como o estoque, etc;
  • SAP SD - Sales and Distribution: responsável pela área de vendas e distribuição;
  • SAP FI - Financial Accounting: responsável pela área financeira;
  • SAP PP - Production Planning and Control: responsável pela área de planejamento e controle de produção;
  • SAP HCM - Human Capital Management: responsável pela área de capital humano, ou seja, Recursos Humanos, essa etapa é focada nas pessoas;
  • SAP CO - Controlling: fornece soluções para a administração da empresa;
  • QM - Quality Management: é responsável por gerenciar a área de qualidade da empresa.

A estrutura e o funcionamento do sistema SAP em uma empresa

O sistema SAP é estruturado pelas seguintes etapas: front-end, application, database e ABAP. Cada uma dessas etapas possui responsabilidades diferentes dentro do funcionamento do sistema, sendo uma ligada ao resultado da outra.

  • Front-end: é aquele que exibe para o usuário todas as informações dos processos na tela;
  • Application: é responsável por processar os dados. Somente após os dados serem processados na aplication é que as informações são exibidas no front-end;
  • Database: é responsável por armazenar os dados processados na aplication;
  • ABAP (Advanced Business Application Programming): é a linguagem tecnológica utilizada no SAP, responsável por monitorar as informações que aparecem no front-end.

Os benefícios do sistema SAP para uma empresa

O sistema SAP foi criado para trazer soluções de comunicação e praticidade de produção às empresas. Os maiores benefícios que o sistema SAP traz, são:

  • Agilidade na produção: ao melhorar os processos e eliminar etapas desnecessárias, a produção de uma empresa se beneficia por conseguir produzir o maior número de produtos em menos tempo, com qualidade;
  • Diagnóstico rápido de falhas: o sistema permite que as falhas sejam diagnosticadas de forma ágil, possibilitando uma tomada de decisão e acertos pontuais de forma rápida e eficaz;
  • Identificação de possíveis riscos: o sistema ajuda a mapear possíveis riscos para o negócio, através de funções específicas com informações de qualidade, diminuindo perdas efetivas;
  • Automatização: ajuda a eliminar processos totalmente manuais, evitando possíveis falhas humanas em operações simples.

Em quais empresas o sistema SAP pode ser implementado?

O SAP foi criado para atender qualquer tipo de negócio, ou seja: indústria, comércio ou serviços, em empresas de pequeno, médio, ou grande porte.

Nas pequenas, o sistema SAP elimina grandes processos manuais, o que reduz o maior número de erros humanos em pequenas ações.

Já nas grandes empresas, o SAP ajuda a controlar os processos, que muitas vezes possuem grandes falhas de comunicação que geram a má administração e grandes perdas.

Data de atualização: 18/05/2020.


Stella Sousa
Stella Sousa
Formada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.