Política

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação

O que é a política:

Política é a atividade da governança, do Estado e das relações de poder e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses.

O conceito de política tem origem no grego politikós, uma derivação de polis que significa "cidade" e tikós, que se refere ao "bem comum".

O significado de política está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público e ao bem dos cidadãos e sua administração.

A política é a atividade própria da cidade, refere-se às relações humanas em um espaço comum, dividido e negociado entre os indivíduos. Já o sistema político é uma forma de organização e governo que engloba instituições políticas que compõe um Estado.

Monarquia e República são os sistemas políticos tradicionais. Dentro de cada um desses sistemas podem ainda haver variações significativas ao nível da organização. Por exemplo, o Brasil é uma República Presidencialista, enquanto Portugal é uma República Parlamentarista.

O termo também pode ser utilizado como referência a um conjunto de regras ou normas de um determinado grupo e a forma de relacionamento entre pessoas para atingir um objetivo em comum.

Assim, a política de uma empresa, por exemplo, são regras implícitas definidas pela sua visão, missão, valores e compromissos com os clientes.

A origem da Política

O surgimento da política ocorreu na Grécia Antiga, quando se percebeu a necessidade da criação de regras de funcionamento e de organização das cidades gregas (polis).

O primeiro registro deste tipo de organização política aconteceu na cidade de Atenas e este sistema ficou conhecido como "democracia ateniense".

Os cidadãos passam a ser responsáveis pela administração da cidade, dando origem ao espaço público, ao espaço comum.

Foi o filósofo grego Aristóteles que iniciou a reflexão sobre a política a partir de seus estudos sobre as formas de governo e o funcionamento das cidades gregas.

De acordo com Aristóteles, os seres humanos são animais políticos, ou seja, são determinados pela natureza a viver em sociedade e organizar as formas para essa convivência.

Para ele, a cidade é anterior aos indivíduos. Aquele que por escolha resolve viver fora da sociedade, nega a sua própria natureza, é superior ou inferior aos seres humanos, um Deus ou uma fera.

O que é Ciência Política?

A Ciência Política estuda o funcionamento e a estrutura de uma sociedade, de um Estado e das instituições políticas. Também tem como objeto de estudo as relações de poder entre os sujeitos, as formas de organização de um Estado.

Assim, a Ciência Política trata das formas de atuação na sociedade em relação à cidadania e à justiça. É responsável pelo estudo da influência dos fenômenos políticos e sociais sobre uma determinada sociedade, sobre os comportamentos e as relações sociais.

Os estudos na área das Ciências Políticas se relacionam com diversas outras áreas de estudo, como História, Antropologia, Sociologia, Filosofia, Economia e Direito.

O que são os Partidos Políticos?

Os partidos políticos são formados por grupos de pessoas que se reúnem por terem interesses, princípios, objetivos e ideologias em comum. Assim, a função de um partido é representar um determinado tipo de pensamento sobre valores políticos.

A existência dos partidos é fundamental como forma de acesso aos cargos públicos nas eleições, para representar suas ideias durante a ocupação de mandatos políticos.

A existência dos partidos também serve ao interesse de garantir a representatividade de diferentes ideias dentro de um sistema político democrático.

Veja também: Esquerda e Direita na política.

O que são Políticas Públicas?

Políticas públicas consistem em ações tomadas pelo Estado que têm como objetivo atender os diversos setores da sociedade civil. Para isso, criam-se e fiscalizam os direitos que devem ser garantidos aos cidadãos de um país.

Essas políticas são executadas muitas vezes juntamente e com o apoio de ONGs (Organizações Não Governamentais) ou empresas privadas.

Quanto aos seus tipos, as políticas públicas podem ser:

  • distributivas,
  • redistributivas,
  • regulatórias.

Podem ser executadas, por exemplo, como oferecimento de serviços ou concessão de benefícios sociais para uma parcela da população.

As políticas públicas podem existir em vários setores, como na área industrial, institucional, agrícola, educacional, de saúde e de assistência e inclusão social.

Leia mais sobre o significado de ONG.

O que é uma Política Monetária?

A política monetária consiste em um conjunto de medidas que são adotadas pelas autoridades econômicas (como os governos e o Banco Central) para evitar que a moeda de um país seja uma fonte de desequilíbrios.

O objetivo é proporcionar uma situação de referência e enquadramento às forças econômicas. No Brasil a política monetária é gerida pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

A política monetária controla diversas questões, como a quantidade de moeda que circula no país, os créditos e a variação das taxas de juros.

A política monetária utiliza como uma das suas ferramentas principais o controle sobre a quantidade de oferta da moeda nacional.

Existem dois tipos de políticas monetárias: expansionista e contracionista. Na expansionista há diminuição de juros e o aumento da oferta da moeda nacional. Já na política contracionista acontece o oposto, aumento dos juros e a diminuição da oferta de moeda.

Veja também os significados de:

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).
Outros conteúdos que podem interessar