Significado de Convergente

O que é Convergente:

Convergente é um adjetivo atribuído a tudo o que segue ou se direciona para o mesmo lugar.

A palavra vem do verbo convergir, que significa encaminhar-se para um mesmo ponto comum a outro, ou seja, os pontos concorrem, afluem e convergem para um mesmo local, como mostra a imagem:

convergente

Uma pessoa convergente é aquela que tende para os mesmos objetivos ou propósitos que outra pessoa do grupo ao qual ambas fazem parte.

Entre alguns dos principais sinônimos de convergente estão:

  • Análogo;
  • Paralelo;
  • Relacionado;
  • Correlacionado;
  • Centrípeto;
  • Congruente;
  • Coincidente;
  • Consonante.

Convergente e Divergente

São coisas opostas. Como visto, aquilo que é convergente segue de modo paralelo uma mesma direção. Já o que é divergente, como o nome sugere, diverge entre si, ou seja, se afastam e seguem direções opostas. 

Saiba mais sobre o significado de Divergente.

Lente Convergente

Para a Física, a palavra convergente é atribuída à caracterização das lentes esféricas. Uma lente convergente é aquela onde a luz que incide paralelamente entre si é refratada, tomando direções que se limitam a um único ponto, como mostra a imagem:

lente convergente

Diferença lente convergente e lente divergente

De acordo com o modo como a luz é refratada na lente, podemos classificá-la em convergente e divergente. 

Como visto, a lente convergente é capaz de converter os raios de luz recebidos para que sigam uma mesma direção. Ou seja, não importa a posição em que o raio incida na lente, este é sempre focado para um mesmo ponto. 

Por outro lado, quando os raios de luz incidem na lente divergente, estes são duplamente refratados, fazendo com que se distanciem um do outro.

lente convergente e divergente

As lentes convergente apresentam o centro mais espesso que as bordas. Já as lentes divergentes são ao contrário, o centro é mais fino e as bordas mais grossas. 

Normalmente, as lentes convergentes podem ser divididas em: biconvexas, plano-convexas e côncavo-convexas. As lentes divergentes são classificadas em: bicôncavas, plano-côncavas, e convexo-côncavas.

Evolução Convergente

Na Biologia, a palavra convergente está relacionada com o processo evolutivo das espécies. Um ser convergente é aquele que desenvolve características semelhantes às de outra espécie. Estas características são chamadas de estruturas análogas.

Este fenômeno está ligado a seleção natural, onde as espécies passam por diversas adaptações corporais e comportamentais até se adequarem a um determinado ambiente.

Movimento Convergente

Na Geografia, convergente é o nome do movimento que os limites das placas tectônicas fazem quando se movem uma em direção a outra.

Durante o movimento das placas, quando ocorre a liberação de tensão entre elas, a mais densa desliza para baixo da placa menos densa, realizando a orogênese, uma espécie de “dobramento” ou elevação, onde ocorre o processo de formação das cadeias de montanhas.

Veja também o significado de Insurgente.

Data de atualização: 05/02/2018. O significado de Convergente está na categoria: Geral