Significado de Convergente

O que é Convergente:

Convergente é um adjetivo atribuído a tudo o que segue ou se direciona para o mesmo lugar.

A palavra vem do verbo convergir, que significa encaminhar-se para um mesmo ponto comum a outro, ou seja, os pontos concorrem, afluem e convergem para um mesmo local, como mostra a imagem:

linhas convergentes

A ideia de ser convergente pode estar relacionada às ações de algo ou alguém. Uma pessoa convergente é aquela que tende para os mesmos objetivos ou propósitos que outra pessoa do grupo ao qual ambas fazem parte.

Caracterizada como um adjetivo de dois gêneros na língua portuguesa, a palavra convergente também é identificada como o oposto ou antônimo de divergente.

Saiba mais sobre o significado de Divergente.

Evolução Convergente

Na Biologia, a palavra convergente está relacionada com o processo evolutivo das espécies. Um ser convergente é aquele que desenvolve características semelhantes às de outra espécie. Estas características são chamadas de estruturas análogas.

Este fenômeno está ligado a selação natural, onde as espécies passam por diversas adaptações corporais e comportamentais até se adequarem a um determinado ambiente.

Movimento Convergente

Na Geografia, convergente é o nome do movimento que os limites das placas tectônicas fazem quando se movem uma em direção a outra.

Durante o movimento das placas, quando ocorre a liberação de tensão entre elas, a mais densa desliza para baixo da placa menos densa, realizando a orogênese, uma espécie de “dobramento” ou elevação, onde ocorre o processo de formação das cadeias de montanhas.

Lente Convergente

Para a Física, a palavra convergente é atribuída à caracterização das lentes esféricas. Uma lente convergente é aquela onde a luz que incide paralelamente entre si é refratada, tomando direções que se direcionam a um único ponto, como mostra a imagem:

lente convergente 1

Filme “Convergente”

“Convergente” (The Divergent Series: Allegiant, na versão original) é o terceiro filme da série “Divergente”, escrita pela norte-americana Veronica Roth.

Lançado mundialmente em 2016, o filme é a continuação da história da sociedade baseada em facções na qual Tris Prior um dia acreditou. Agora a sociedade desmoronou devido às disputas de poder e violência, marcadas por perdas e traições. Ela, que inicialmente se descobre uma divergente por não se encaixar em nenhuma das facções, junta-se ao amigo Quatro e a outros divergentes para descobrir o que há além do muro que cerca o mundo como eles conhecem.

A série “Divergente” é composta também pelos livros “Divergente”, “Insurgente” e “Quatro”, onde ainda se cogita uma adaptação do último livro para o cinema.

Saiba mais sobre o signficado de Insurgente.

O significado de Convergente está na categoria: Geral