Significado de Espectro

O que é um Espectro:

Espectro é o nome dado para a visão de uma imagem considerada fantasmagórica, da figura incorpórea de alguém que não está vivo, ou seja, um fantasma. 

A partir do seu sentido figurado, espectro ainda pode se referir ao que representa uma ameaça ou que provoca dor e sofrimento. 

Exemplo: "Espectro da fome" ou "espectro da morte".

Aliás, a palavra espectro pode assumir diferentes tipos de acepções, de acordo com o contexto em que é utilizada. 

Ainda segundo a sua interpretação figurativa, espectro pode representar a imagem de uma pessoa extremamente magra, pálida e esguia. Neste caso, um "espectro de pessoa" seria o mesmo que um indivíduo com figura cadavérica e mórbida.

A ideia de "fantasma" que remete a palavra espectro também pode ser interpretada a partir do sentido figurado, como as lembranças insistentes que nunca desaparecem.

Exemplo: "Eles vivem com o espectro de um casamento feliz".

Etimologicamente, a palavra espectro se originou a partir do latim spectrum, que significa "visão", "fantasma" ou "aparência".

Alguns dos principais sinônimos de espectro são: aparição, fantasma, sombra, fantasmagoria, ameaça, indício, sinal, ilusão, quimera, pálido, lívido e cadavérico.

Espectro eletromagnético

Consiste em todas as frequências que fazem parte da radiação eletromagnética, desde as ondas de baixa frequência até as de maior frequência, como a radiação gama.

Espectro da Luz Solar

Consiste na separação das cores de luz que compõe a luz solar, originalmente branca. O espectro da luz solar é obtido através da dispersão da luz, obtida através de um prisma, objeto que serve como uma rede de difração.

O significado de Espectro está na categoria: Geral