Significado de DNA Recombinante

O que é DNA Recombinante:

DNA Recombinante são moléculas de DNA que possuem fragmentos de DNA derivados de duas ou mais fontes, geralmente de espécies diferentes. 

clonagem molecular é a técnica central da metodologia do DNA recombinante e consiste na transferência de um gene de um organismo para outro, ou seja, a recombinação de DNA proveniente de diferentes fontes.

Tecnologia de DNA Recombinante 

O procedimento geralmente envolve o isolamento de um gene humano com potencial terapêutico (por ex. insulina) e a introdução desse gene numa célula animal, bacteriana ou de leveduras. 

Através do uso de proteínas denominadas enzimas de restrição, são isolados genes individuais do DNA humano e inseridos em pequenos pedaços de DNA cortados com a mesma enzima, chamados plasmídeos

O plasmídeo recombinante é então inserido numa célula animal, bacteriana ou de levedura, num processo chamado transformação.

Os genes de resistência a medicamentos, que também se encontram no plasmídeo, selecionam as células transformadas das não-transformadas.

É então estabelecida uma população pura de células recombinantes através do processo de clonagem, onde uma única célula selecionada dará origem a uma população de clones. 

No fim do processo, espera-se que todas as células resultantes contenham uma cópia do plasmídeo portador do gene humano inserido.

Depois do gene e da célula clonada serem inseridos, as células são então induzidas a expressar o gene humano.

Aplicações da Tecnologia do DNA Recombinante

  • Produção de substâncias úteis como insulina humana, hormônio​ de crescimento,vacinas, enzimas industriais;
  • Estudo de mecanismos de replicação e expressão gênica;
  • Investigação de paternidade;
  • Diagnóstico de doenças genéticas e infecciosas;
  • Terapia gênica; 
  • Transgênicos.

Data de atualização: 12/11/2014. O significado de DNA Recombinante está na categoria: Medicina