Significado de Dramático

O que é Dramático:

Dramático é um adjetivo que qualifica tudo aquilo que está relacionado ao drama, ou seja, a uma ação comovente e que envolve sofrimento ou aflição.

Ser dramático é ser exagerado nas suas queixas, é fazer drama, é ser angustiante, é tornar comoventes seus relatos, é tentar enternecer e sensibilizar o outro.

Dramático é uma palavra derivada de "drama", que vem do grego “drâma” que significava “ação”, sendo usada originalmente com relação à arte teatral.

Gênero dramático

Uma obra literária pode ser apresentada, quanto ao conteúdo, em gênero narrativo, gênero lírico e gênero dramático. O gênero dramático, escrito para o teatro, é caracterizado por seriedade, ou solenidade. Nesse tipo de texto não há narrador como num romance ou num conto. São os atores que tomam a palavra e se apresentam diante dos espectadores, imitando as ações dos personagens e fazendo evoluir a história. São exemplos do estilo dramático as peças: “Gota d’água” de Chico Buarque de Holanda e “Liberdade, Liberdade”, de Flávio Rangel e Millôr Fernandes.

Gênero épico

O estilo épico pertence ao gênero narrativo de apresentação de uma obra literária. Os textos épicos são geralmente longos e narram histórias de um povo ou uma nação, envolvendo aventuras, guerras, viagens, gestos heroicos etc. Normalmente apresentam um tom de exaltação, isto é, de valorização de seus heróis e seus feitos. Nesse gênero há a presença de um narrador, em que se pressupõem a presença de um ouvinte ou de uma plateia. Os verbos e os pronomes quase sempre estão na terceira pessoa.

Os poemas épicos intitulam-se epopeias (“epos” = “veros” + “poieô”= “faço”). As principais epopeias da cultura ocidental são: “A Iliada” e a “Odisseia”, atribuídas ao poeta grego Homero (século IX a.C.), e a Eneida do poeta latino Virgilio (70-19 a.C.).

Data de atualização: 01/08/2014.