Biografia: o que é e tipos

Biografia é um livro ou um texto que conta a história da vida de uma determinada pessoa. É a descrição dos fatos particulares da vida de alguém. Contém dados e acontecimentos importantes, pode ou não ter fotos, ou entrevistas de pessoas próximas ao personagem.

A Biografia é construída com dados precisos, incluindo nomes, locais e datas dos principais acontecimentos importantes.

As principais características da biografia são:

  • Podem estar em textos curtos ou longos, como grandes livros;
  • Possui uma estrutura jornalísticas, investigativa, cronológica e organizada;
  • É um tipo de texto que busca chegar o mais próximo da realidade do biografado;
  • É considerada um gênero literário não-ficcional;
  • É escrito em terceira pessoa;
  • É um texto narrativo;

A estrutura básica de uma biografia geralmente inclui:

  • apresentação inicial do protagonista (introdução);
  • a descrição dos principais fatos que compõem a história (desenvolvimento);
  • uma parte final de caráter subjetivo (conclusão).

Em geral, são feitas biografias de figuras públicas e reconhecidas mundialmente, como políticos, escritores, cientistas, esportistas, artistas, ou de pessoas que deram uma contribuição importante para o mundo.

A biografia começou a ser mais utilizada por historiadores do século XX, e depois os jornalistas as tornaram mais acessíveis através de livros de biografia de pessoas famosas na Cultura Pop.

Tipos de biografia

Autobiografia

É narrada em primeira pessoa, ou seja, o próprio biografado (personagem principal da biografia) escreve sobre a sua história.

Neste caso, o estilo é mais subjetivo e opinativo. A pessoa escreve sobre a sua vida com a própria visão e opinião sobre a sua história.

Exemplos de autobiografia: a autobiografia da Agatha Christie e do Nelson Mandela.

Biografia autorizada

Para escrever a biografia autorizada, o autor que narrará a história de outra pessoa, tem o consentimento dela ou de seus familiares (caso já tenha falecido) para escrever.

Neste tipo de biografia, o autor tem acesso a fontes mais verídicas e uma quantidade maior de documentos e dados sobre a história real do biografado.

Exemplos de biografia autorizada: biografia do Steve Jobs e do Edir Macedo.

Biografia Não-Autorizada

Neste tipo de biografia, o autor não tem o consentimento do biografado nem de sua família, e mesmo assim escreve sobre a história desta pessoa.

Um dos pontos importantes neste tipo de biografia, é que o autor tem mais autonomia na sua pesquisa e escrita, já que não tem partes da história que o personagem oculte e não deixe ser publicada.

Porém, neste caso, o autor pode ter dificuldade de acessar informações ou documentos que sejam muito pessoais do biografado, como: diários, fotografias, entrevistas com familiares, entre outras.

Exemplo de biografia não autorizada: biografia do ex-jogador Garrincha.

Atualizado em