Significado de E pluribus unum

O que é E pluribus unum:

E pluribus unum é uma expressão em latim que significa “entre muitos, um”, e é conhecido por ser o lema nacional dos Estados Unidos da América.

Como um lema, esta expressão teria sido escolhida pelo primeiro Grande Comitê em 1776, nos primórdios da Revolução Americana, por indicação de Pierre Eugene du Simitiere, um patriota americano de destaque.

Neste contexto, e pluribus unum simbolizava a união das treze colônias norte-americanas independentes como uma única nação.

No Brasil, esta mesma frase latina serve como lema da cidade de Mongaguá, na região metropolitana da Baixada Santista, em São Paulo.

Já em Portugal, e pluribus unum é uma frase popular por ser o lema usado pela equipe de futebol do Sport Lisboa e Benfica, desde 28 de fevereiro de 1904.

A princípio, esta expressão teria sido coletada a partir do poema “Moretum”, de autoria do escritor romano Virgílio, por volta do ano 55 a.C.

No entanto, curiosamente, a intenção original desta frase estava relacionada com a receita de uma salada. Em "color est e pluribus unum", Virgílio quis mostrar como deveria ficar a mistura das diversas cores de diferentes tipos de verduras e vegetais em uma salada.

Saiba mais sobre o significado de outras expressões e frases em latim, como: Honoris causa, Sine Qua Non e Carpe diem, por exemplo.

O significado de E pluribus unum está na categoria: Expressões em Latim