Bandeira do Uruguai
O que é a Bandeira do Uruguai:
A bandeira do Uruguai, adotada em 1830, possui nove linhas horizontais nas cores azul e branca intercaladas e no cantão superior esquerdo há um sol dourado com 16 raios, 8 retos e 8 ondulados.
Por lei, a proporção do pavilhão uruguaio é de 2:3, ou seja, se ele for feito com 2 metros de largura, deverá ter 3 metros de comprimento. O sol deve ser feito com um diâmetro de 11/15 do quadrado branco onde está inserido.
Significados das cores e símbolos da bandeira do Uruguai
As linhas da bandeira do Uruguai representam os 9 departamentos que formavam o país no momento de sua elaboração: Durazno, Montevideo, Cerro Largo, Soriano, San José, Canelones, Colonia, Maldonado e Paysandú.
A disposição da bandeira do Uruguai foi inspirada na bandeira dos Estados Unidos, cujas linhas representavam as 13 colônias britânicas que proclamaram a independência da Inglaterra.
As cores azul e branco da bandeira tiveram como inspiração a bandeira das Províncias do Rio da Prata, da qual o Uruguai fazia parte antes de tornar-se independente.
O sol dourado representa o Deus do sol Inca, também é chamado de Sol de Maio, numa referência à Revolução de Maio, ocorrida em 1810 e que deu início à independência do Uruguai.
Veja também: Bandeira dos Estados Unidos e da Bandeira da Espanha.
A história da bandeira do Uruguai
Após quase dois séculos de domínio espanhol, em 1821, o território uruguaio foi anexado às terras brasileiras e passou a chamar-se Província Cisplatina.
Até 1825 sua bandeira era composta por duas linhas verdes horizontais nas extremidades e uma linha branca ao centro, onde estava localizado um escudo.
Em 1825, a Província da Cisplatina se declara independente do Brasil e se une às Províncias Unidas do Rio da Prata, formada por: Argentina, Bolívia, Sul do Brasil, Paraguai, Norte do Chile e sul do Peru.
Esse movimento ficou conhecido como 33 orientais, uma referência aos expedicionários que desembarcaram em território uruguaio para libertar o país do domínio brasileiro.
Essas províncias unidas adotaram uma bandeira tricolor: azul, branca e vermelha em linhas horizontais e de mesmo tamanho. Na faixa do centro está a seguinte frase: "Libertad o Muerte".
A Bandeira dos 33 Orientais é, ainda hoje, uma bandeira oficial do Uruguai. Em festas e cerimônias oficiais, ela é hasteada juntamente com a Bandeira Nacional e a Bandeira de Artigas.
O Uruguai declara-se independente em 1825 e em 1828 uma lei define a bandeira do país com 9 listras azuis representando cada departamento e 10 linhas brancas intercaladas. Em 1930 outra lei foi promulgada, reduzindo o número de listras para 9, sendo 5 brancas e 4 azuis.
Os departamentos que as 9 linhas representavam eram: Durazno, Montevideo, Cerro Largo, Soriano, San José, Canelones, Colonia, Maldonado e Paysandú - hoje existem 19 departamentos no país.
As cores azul e branco foram inspiradas na bandeira que o general argentino Manuel Belgrano (1770-1820) propôs para as Províncias Unidas do Rio da Prata. Vale lembrar que a Argentina adotou as mesmas cores em sua bandeira e também traz uma referência ao Sol de Maio.
A bandeira uruguaia como conhecemos hoje foi oficializada em 12 de julho de 1830 e desenhada por Joaquín Suárez, o primeiro chefe de Estado do país.
Saiba mais sobre a bandeira da Argentina, a bandeira do Brasil e a bandeira do Chile.
Bandeiras oficiais do Uruguai
O Uruguai é um dos poucos países no mundo que possuem mais de uma bandeira oficial. Além da bandeira nacional, são hasteadas outras duas bandeiras em cerimônias oficiais: a Bandeira dos Trinta e Três Orientais e a Bandeira das Artigas.
A Bandeira dos Trinta e Três é uma homenagem ao movimento que lutou pela independência do território uruguaio, que ficou sob domínio do Império do Brasil dos anos 1822 a 1825.
A Bandeira de Artigas é uma homenagem ao general José Gervasio Artigas (1764-1850), considerado um herói nacional pela libertação do Uruguai das forças espanholas. Essa bandeira foi desenhada pelo próprio Artigas em 1814 e se tornou símbolo oficial em 1952.
Veja também: