Significado de Bandeira do Uruguai

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana BezerraProfessora de História

O que é Bandeira do Uruguai:

A bandeira do Uruguai, adotada em 1830, possui nove linhas horizontais nas cores azul e branca intercaladas. As linhas representam os nove departamentos que formavam o Uruguai no início do século XIX.

No cantão superior esquerdo há um sol dourado com 16 raios, 8 retos e 8 ondulados. Esta imagem representa o Deus do sol Inca, e também é chamado de Sol de Maio, numa referência à Revolução de Maio, ocorrida em 1810 e que deu início à independência do Uruguai.

Por lei, a proporção do pavilhão uruguaio é de 2:3, ou seja, se ele for feito com 2 metros de largura, deverá ter 3 metros de comprimento. O sol deve ser feito com um diâmetro de 11/15 do quadrado branco onde está inserido.

Bandeira do UruguaiBandeira atual do Uruguai, adotada em 1830.

A disposição da bandeira do Uruguai foi inspirada na bandeira dos Estados Unidos, cujas linhas representavam as 13 colônias britânicas que proclamaram a independência da Inglaterra.

Veja também o significado da Bandeira dos Estados Unidos e da Bandeira da Espanha.

A história da bandeira do Uruguai

Após quase dois séculos de domínio espanhol, em 1821, o território uruguaio foi anexado às terras brasileiras e passou a chamar-se Província Cisplatina.

Até 1825 sua bandeira era composta por duas linhas verdes horizontais nas extremidades e uma linha branca ao centro, onde estava localizado um escudo.

Bandeira da Província da CisplatinaBandeira da Província da Cisplatina, 1823-1825.

Em 1825, a Província da Cisplatina se declara independente do Brasil e se une às Províncias Unidas do Rio da Prata, formada por: Argentina, Bolívia, Sul do Brasil, Paraguai, Norte do Chile e sul do Peru.

Esse movimento ficou conhecido como 33 orientais, uma referência aos expedicionários que desembarcaram em território uruguaio para libertar o país do domínio brasileiro.

Essas províncias unidas, adotaram uma bandeira tricolor: azul, branca e vermelha em linhas horizontais e de mesmo tamanho. Na faixa do centro a seguinte frase: "Libertad o Muerte".

Saiba mais sobre as bandeiras dos países.

Bandeira dos 33 orientaisBandeira das forças de resistência dos 33 Orientais, 1823.

A Bandeira dos 33 Orientais é, ainda hoje, uma bandeira oficial do Uruguai. Em festas e cerimônias oficiais, ela é hasteada juntamente com a Bandeira Nacional e a Bandeira de Artigas.

O Uruguai declara-se independente em 1825 e em 1828 uma lei define a bandeira do país com 9 listras azuis representando cada departamento e 10 linhas brancas intercaladas. Em 1930 outra lei foi promulgada reduzindo o número de listras para 9, sendo 5 brancas e 4 azuis.

Os departamentos que as 9 linhas representavam eram: Durazno, Montevideo, Cerro Largo, Soriano, San José, Canelones, Colonia, Maldonado e Paysandú - hoje existem 19 departamentos no país.

As cores azul e branco foram inspiradas na bandeira que o general argentino Manuel Belgrano (1770-1820) propôs para as Províncias Unidas do Rio da Prata. Vale lembrar que a Argentina adotou as mesmas cores em sua bandeira e também traz uma referência ao Sol de Maio.

A bandeira uruguaia como conhecemos hoje foi oficializada em 12 de julho de 1830 e desenhada por Joaquín Suárez, o primeiro chefe de Estado do país.

Saiba também o significado da Bandeira da Argentina, Bandeira do Brasil e Bandeira do Chile.

Bandeiras oficiais do Uruguai

O Uruguai é um dos poucos países no mundo que possuem mais de uma bandeira oficial. Além da bandeira nacional, são hasteadas outras duas bandeiras em cerimônias oficiais: a Bandeira dos Trinta e Três Orientais e a Bandeira das Artigas.

Bandeira de ArtigasBandeira das Artigas, 1815-1820.

A Bandeira dos Trinta e Três é uma homenagem ao movimento que lutou pela independência do território Uruguaio, que ficou sob domínio do Império do Brasil dos anos 1822 a 1825.

A Bandeira de Artigas é uma homenagem ao general José Gervasio Artigas (1764-1850), considerado um herói nacional pela libertação do Uruguai das forças espanholas. Essa bandeira foi desenhada pelo próprio Artigas em 1814 e se tornou símbolo oficial em 1952.

Veja também o significado da Bandeira do Japão, Bandeira da Rússia e Bandeira da Alemanha.

Data de atualização: 26/08/2019.

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.