Significado de Efetividade

O que é Efetividade:

Efetividade é a característica, particularidade ou estado do que é efetivo, ou seja, o que é real, verdadeiro e legítimo. Pode ser também a consequência ou o efeito daquilo que é real; a realidade ou a existência.

O significado de efetividade também está relacionado com aquilo que se consegue verificar, cuja existência seja real e verdadeira, incontestável.

A palavra efetividade pode fazer referência àquilo que é permanente, definitivo, estável, fixo, não interrompido. Exemplo: a efetividade trabalhista de um funcionário público.

A efetividade na administração está ligada à particularidade daquilo que é capaz de atingir suas metas. Já a efetividade militar é uma circunstância do serviço efetivo que é desenvolvido em um órgão militar.

Sinônimos de efetividade

  • realidade
  • competência
  • verdade
  • legítimo

Efetividade do processo

A efetividade é um dos princípios do direito processual. A efetividade do processo consiste na garantia de descobrir qual das duas partes está com a razão e entregar para cada uma o verdadeiro e real valor que merecem.

Um processo judicial ideal, portanto, deverá ter a máxima efetividade possível, garantindo não apenas o direito material, mas também uma resposta em tempo razoável e satisfatório.

Eficiência, eficácia e efetividade

Efetividade, eficiência e eficácia são palavras às vezes consideradas como sinônimos, no entanto existem algumas diferenças entre os significados distintos de cada uma. É possível que uma ação seja ao mesmo tempo realizada com eficiência, eficácia e efetividade, como também pode ser eficaz sem ser eficiente.

A efetividade é a qualidade do que atinge seu objetivo, é a capacidade de funcionar regularmente, satisfatoriamente, fazendo referência ao que é real e verdadeiro. Exemplo: “O resultado da reunião foi bastante efetivo”.

A eficiência é a qualidade do que se faz com excelência, que dá bom resultado, que produz o efeito desejado com competência. Exemplo: “O trabalho foi realizado com eficiência”.

Eficácia é chegar ao objetivo proposto, é cumprir a função, a meta, é executar o que foi determinado. Exemplo: “O equipamento mostrou ser eficaz”.

Veja também o significado de Efetivo.

Data de atualização: 18/12/2014.