Fichamento

O que é um fichamento?

Fichamento é um método de estudo ou pesquisa pessoal que serve para o registro de informações sobre livros, textos ou artigos. Os fichamentos ajudam na compreensão do conteúdo e também servem para consultas posteriores.

Os fichamentos costumam ser feitos em fichas e contêm informações resumidas sobre a obra lida, como a autoria, o conteúdo e onde o material original pode ser encontrado. Os fichamentos também podem ser feitos em cadernos, blocos de anotações e em arquivos digitais.

Um fichamento serve para ajudar na assimilação e memorização de um conteúdo e é muito utilizado para pesquisas acadêmicas como TCCs, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Também são muito úteis para buscar os conteúdos já estudados, pois contém o resumo com todas as informações importantes sobre os textos e livros.

Além de ferramentas para estudo pessoal, os fichamentos também costumam ser utilizados como instrumentos de avaliação em disciplinas na universidade.

Como fazer um fichamento?

Um fichamento é um método de estudo pessoal e não existem regras específicas para a sua construção, mas algumas orientações podem ajudar no processo de elaboração.

Escolha o formato

Antes de iniciar um fichamento, deve-se escolher um formato: fichas de papel, caderno, pastas, arquivo virtual ou aplicativos específicos para isso. Considere as suas preferências e necessidades ao escolher um formato, cada opção tem suas vantagens e desvantagens.

Por exemplo, escrever as informações à mão facilita na memorização do conteúdo, mas pode ser mais difícil de localizar as informações caso você acumule uma grande quantidade de fichamentos.

Defina seus objetivos

Depois de escolhido o formato, defina os objetivos do seu fichamento. Você pode anotar apenas as ideias e conceitos principais dos textos, pode fazer breves comentários sobre as suas percepções ou também pode extrair trechos dos textos.

Você deve fazer o seu fichamento considerando os seus objetivos de estudo. Caso você esteja fazendo leituras exploratórias sobre um tema, pode colocar apenas palavras-chave e ideias resumidas no fichamento.

Mas se está em busca de argumentos de diferentes autores sobre determinados temas, pode ser mais interessante anotar trechos do livro ou reescrevê-los com suas palavras.

Anote as referências e localização do material

A primeira informação que deve ser registrada em um fichamento é a referência bibliográfica da obra que está utilizando. Caso não faça esse registro adequadamente, pode ter dificuldades em encontrar o texto futuramente.

Se o fichamento for para pesquisas acadêmicas, o ideal é anotar as referências de acordo com as normas da ABNT, nesse caso, a norma NBR 6023. Também não esqueça de escrever onde está o material original para caso precise consultá-lo novamente.

Escreva as ideias

Depois de anotadas as referências, faça uma leitura do material e comece a anotar as informações no corpo do texto. Lembre-se que o fichamento serve para realizar consultas rápidas sobre o conteúdo, então quanto mais organizada e resumida estiverem as informações, mais eficiente será o fichamento.

Modelo de fichamento

Não existe um modelo único de fichamento, o leitor pode usar a criatividade para criar a estrutura que mais se adeque às suas necessidades e objetivos.

Uma das estruturas possíveis são as tradicionais fichas pautadas, onde geralmente são colocadas as referências no cabeçalho e a localização da obra na última linha. No meio da folha são escritas as ideias e trechos do texto lido.

Fichamento

Tipos de fichamento

Os fichamentos costumam ser divididos em três tipos diferentes: bibliográfico, de conteúdo e de citações. Entenda:

  • Fichamento de conteúdo ou texto: é um resumo das ideias principais do texto.
  • Fichamento bibliográfico: mais parecido com uma resenha, traz as ideias principais do texto relacionadas com as percepções e interpretações do leitor.
  • Fichamento de citações: é a transcrição literal de trechos dos textos, que são escritos entre aspas.

Veja abaixo um exemplo de fichamento preenchido. Nesse caso, temos um fichamento de citação:

Fichamento exemplo

Dicas para a elaboração de fichamentos

  • Para facilitar a organização é possível criar padrões para o registro das informações, como a utilização de cores, símbolos e palavras-chaves que otimizem a estruturação das ideias;
  • No caso dos fichamentos de citação, é importante ter cuidado em reproduzir as frases exatamente como no documento original e evitar problemas de plágio;
  • Você pode anotar no seu fichamento as referências de outros materiais que tratam do mesmo assunto, por exemplo, vídeos, podcasts e outros textos.

Saiba mais sobre as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos e exemplos de formatação das regras da ABNT.

Data de atualização: 28/01/2020.