PhD
PhD é a sigla para Philosophiæ Doctor ou Doutor da Filosofia, o último e mais alto título acadêmico recebido por um indivíduo. Este é conferido sempre por um estabelecimento de ensino superior, como uma Universidade.
Os títulos acadêmicos são divididos em graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado ou PhD. O PhD ou doutorado é o mais alto grau acadêmico possível, já que o pós-doutorado se trata de uma continuação ou complementação da pesquisa realizada no doutorado.
O título de Doutor é equivalente ao título de PhD, porém essa nomenclatura é mais utilizada nas universidades anglo-saxônicas. Os requisitos para obter o título de PhD variam muito em cada país, de acordo com o sistema de educação de cada lugar.
Para receber o título de PhD é essencial ter um bom currículo acadêmico, já ter um histórico de publicações em veículos científicos ou através da obtenção de patentes, além de qualidades e experiência na área de pesquisa.
Qual a diferença entre PhD e doutorado?
Essas duas pós-graduações são realizadas depois da conclusão do mestrado e possuem diversas semelhanças, sendo a maior diferença entre elas relativa ao local em que são feitas.
No Brasil, por exemplo, após o final do mestrado o pesquisador, se desejar prosseguir os estudos, pode ingressar no doutorado. Já nos Estados Unidos e nos países europeus, o grau equivalente é o PhD.
Essas diferenças são consequências do modo como o ensino superior é organizado em cada país. Na maior parte dos locais onde existe o PhD, este é chamado de estudo de terceiro ciclo, e ocorre necessariamente após a conclusão dos dois primeiros ciclos.
Nesse sistema, em comparação com o Brasil, o primeiro ciclo corresponde à graduação e o segundo ciclo equivale ao mestrado.
Esse é o caso do sistema de ensino superior europeu, organizado de acordo com a Declaração de Bolonha, um Tratado válido desde 1999, que prevê a organização e a unificação do ensino superior europeu.
Veja também: Grau de Instrução: o que é e o que significa.