Significado de Universidade

O que é Universidade:

Universidade é uma instituição de ensino superior que compreende um conjunto de faculdades ou escolas superiores destinadas à especialização profissional e científica.

As universidades oferecem atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, que são serviços de atendimento à comunidade, nas diversas áreas do saber. Uma universidade deverá desenvolver, no mínimo, quatro programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) com boa qualidade.

A criação de universidades federais se dá por iniciativa do Poder Executivo, mediante projeto de lei encaminhada ao Congresso Nacional. Enquanto as universidades privadas são criadas a partir de outras instituições já existentes como faculdades ou centros universitários e que atendam ao disposto na legislação pertinente

O corpo docente de uma universidade deve ser composto de no mínimo um terço de mestres e doutores. Quanto maior a titulação dos professores, mais tempo de pesquisa e mais experiência terá que passar para os alunos.

Outros professores são contratados para ministrar poucas aulas, e normalmente tem menos tempo para atender os alunos, desenvolver projetos de pesquisa e extensão.

De acordo com o decreto nº 5773/06 as instituições de educação superior são credenciadas como universidades, centros universitários e faculdades, de acordo com sua organização e respectivas prerrogativas acadêmicas.

Centro Universitário

Os centros universitários, da mesma forma que as universidades, têm graduação em várias áreas do conhecimento autonomia para criar outros cursos no ensino superior. Em geral são menores do que as universidades e Têm menor exigência com relação aos programas de pós-graduação. Devem ter no mínimo um terço do corpo docente com mestrado e doutorado, ter, no mínimo, um terço dos professores contratados em regime de tempo integral.

Faculdade

As faculdades de ensino superior, diferente das universidades, atuam com um número reduzido de áreas de conhecimento. Muitas vezes são especializadas e oferecem apenas corsos em determina área, como por exemplos, saúde ou educação ou economia etc. O corpo docente de uma faculdade tem de ter, o mínimo, pós-graduação lato sensu.

Universidade corporativa

A universidade corporativa é uma instituição de ensino técnico e superior custeada por empresas e voltada para o desenvolvimento do conhecimento e das habilidades dos colaboradores, clientes e fornecedores da organização.

A necessidade de constante desenvolvimento do ser humano dentro da empresa, formando profissionais especialistas em suas áreas de atuação, com o objetivo de acompanhar as mudanças de mercado fez surgir a criação de suas próprias universidades, buscando metas e resultados estratégicos para o desenvolvimento da organização.

Data de atualização: 27/10/2014.