Significado de Entidade

O que é Entidade:

Entidade é um substantivo feminino que significa individualidade, ser, é aquilo que constitui a essência de algo. É tudo quanto existe ou pode existir, de forma real ou imaginária.

Entidade é uma sociedade, que dirige as atividades de uma classe. Por exemplo: entidade esportiva, associação dos engenheiros, associação médica, ordem dos advogados  etc.

São sinônimos de entidade: associação, instituição, corporação, ordem, empresa, liga e sociedade.

Entidade filantrópica

Entidade filantrópica é uma entidade sem fins lucrativo, constituída em associações ou fundações que prestam serviços de assistência social, saúde e educação.

Para uma entidade filantrópica ser reconhecida pelos órgãos públicos, e entidade deve comprovar ter desenvolvido, durante três anos, no mínimo, atividades para serviço da sociedade, assistindo à população menos favorecida.

Entidade espiritual

Entidade espiritual é qualquer forma de espírito – substância incorpórea e consciente de si mesma. É uma entidade sobrenatural como os anjos e demônios, como também os  entes imaginários, como os duendes.

No Brasil, algumas religiões de origem africana procuram manter vivos seus costumes e tradições. Na umbanda, as entidades espirituais se manifestam com o sentido de trazer mensagens dos orixás, e falam através do corpo de pessoas que os recebem. As entidades são representadas por Pretos Velhos, Exus, Pomba Gira, crianças etc.

Entidade na contabilidade

Entidade na contabilidade é uma unidade claramente defina econômica, dentro de uma organização empresarial, que exige do contador uma estrutura de relatórios financeiros próprios para fins legais e fiscais.

Entidades são unidades de contabilidade que se envolvem em algum tipo de atividade contábil ou possui bens econômicos que devem ser contabilizados. Uma entidade contábil, no caso de sociedades ou instituições, não deve ser confundida com o patrimônio de seus sócios ou proprietários.

Podem ser caracterizadas como entidade contábil os investimentos ou operações financeiras, um produto comercial, como também as diversas divisões de uma empresa, permitindo com mais precisão, os diferentes registros financeiros para cada aspecto dentro da organização.

O significado de Entidade está na categoria: Geral