Significado de Valores éticos

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Professor de Filosofia

O que são Valores éticos:

Os valores éticos representam os princípios gerais que devem orientar as pessoas em seu convívio social.

Vale lembrar que a ética só é possível porque em a vida em sociedade faz com que as ações de um indivíduo afete diretamente a outro.

A partir da construção desta vida em sociedade, os seres humanos tornaram-se capazes de avaliar as ações como boas ou más, benéficas ou nocivas, egoístas ou altruístas.

A partir dessa capacidade humana de julgar as ações, tornam-se capazes de definir princípios gerais que podem orientar as ações em vista do bem. Esses princípios são chamados de valores éticos.

Os valores éticos são todas as qualidades universais que um grupo social acredita serem favoráveis às relações entre seus membros.

Exemplos de valores éticos

Justiça

A justiça é o valor fundamental que orienta o juízo das ações humanas para que os efeitos das ações não sejam prejudiciais aos outros. Uma ação é justa a partir da ideia de que ela é a mais favorável possível para ambas as partes, enquanto as injustiças ocorrem quando um indivíduo ou grupo é favorecido em detrimento do prejuízo alheio.

Liberdade

A liberdade é um valor ético que sustenta as sociedades e está relacionado com a possibilidade de as pessoas de fazerem escolhas e que essas ações não restrinjam a liberdade de outras pessoas.

Assim, ficam garantidos os direitos relativos às possibilidades de ação: liberdade de expressão, de credo, de ir e vir, de gênero e outras liberdades individuais e coletivas.

Verdade

A verdade é um valor ligado à ideia de honestidade em relação ao conhecimento e a informação de algo. As ações devem ser orientadas pela verdade para que os envolvidos possam ter garantido o acesso a fatores relevantes para entendimento do contexto e possam realizar escolhas sem serem enganados total ou parcialmente.

Respeito

A vida em sociedade pressupõe a relação entre pessoas diferentes. Com isso, para que a relação entra as pessoas possam ser a melhor possível, cada pessoa deve compreender a si e as outras como sujeito, nunca como objeto. A compreensão do outro como sujeito é a base do respeito, orienta as ações para que todos tenham resguardados o direito às suas individualidades.

Solidariedade

Junto ao respeito, a solidariedade parte da ideia que, em sociedade, as pessoas estão muitas vezes em posições diferentes. A solidariedade é um princípio que visa ações possam atuar como auxílio a pessoas em condições de dificuldade e vulnerabilidade.

Veja também os significados de:

Data de atualização: 20/01/2021.


Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).