Significado de Eudaimonia

Pedro Menezes
Revisão por Pedro MenezesProfessor de Filosofia

O que é Eudaimonia:

Na filosofia grega, Eudaimonia significa alcançar as melhores condições possíveis para um ser humano, em todos os seus sentidos e não apenas a felicidade, mas também a virtude, a moralidade e uma vida significativa.

Aristóteles argumentou que era possível a Eudaimonia com muito trabalho, cultivando as próprias virtudes e destacando-se em quaisquer tarefas que a natureza e as circunstâncias levam até o indivíduo.

No entanto, ele também escreveu que viver no lugar certo e equilibrar suas atividades com sabedoria são essenciais para alcançar a Eudaimonia também.

Exemplo de eudaimonia

Para você entender claramente o que é a eudaimonia, seguem alguns exemplos práticos:

  • Se você é pai ou mãe, deve se destacar em criar seus filhos;
  • Se você é médico, deve se destacar em curar pessoas;
  • Se você é um filósofo, deve se destacar por adquirir conhecimento, sabedoria e ensino.

É claro que cada pessoa desempenha muitos papéis na vida, e é por se destacar em todos eles que se alcança a Eudaimonia.

Para alcançar a verdadeira Eudaimonia, é preciso focar em ser uma pessoa moral, controlar as emoções e exercitar a razão. Porque, argumentou Aristóteles, essas são as habilidades mais avançadas e exclusivamente humanas.

Então, em vez de felicidade, Eudaimonia poderia ser traduzida como: realização, viver uma boa vida, prosperidade humana e sucesso moral ou espiritual.

Felicidade X Eudaimonia

Como dito anteriormente, muito se confunde a eudaimonia com "felicidade”. Porém, felicidade é uma emoção, enquanto Eudaimonia é um estado de ser muito mais abrangente.

Felicidade é algo que uma pessoa pode criar ou perder a qualquer momento, enquanto Eudaimonia leva muito tempo para construir e tem poder de permanência.

A felicidade, para algumas pessoas, pode ser obtida através de prazeres simples, como comer, ou por meios imorais, como roubar. Enquanto Eudaimonia inclui ser uma boa pessoa e não provém do prazer, embora a tendência seja levar ao prazer.

Abaixo, segue um quadro comparativo que resume as diferenças essenciais entre a felicidade e a eudaimonia.

FELICIDADE EUDAIMONIA
Emoção Estado de ser
Temporário Em progresso
Medido pelo prazer Medido pela excelência
Pode ser alcançado por meios imorais Só pode ser alcançado vivendo uma vida moral
Está ligado a ideia da sorte Está conectado com o esforço

Veja também o significado de:

Data de atualização: 23/09/2019.

Pedro Menezes
Revisão por Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).