Significado das Virtudes humanas

O que são as Virtudes humanas:

Virtudes humanas são qualidades morais padrões dos seres humanos e que estão relacionadas com a construção da personalidade de cada indivíduo.

Os tipos de virtudes humanas diferem de acordo com alguns autores e as áreas de estudo. Para os filósofos e psicólogos, por exemplo, as virtudes humanas básicas das pessoas são: benevolência, justiça, paciência, sinceridade, responsabilidade, otimismo, sabedoria, respeito, autoconfiança, contentamento, coragem, desapego, despreocupação, determinação, disciplina, empatia, estabilidade, generosidade, honestidade, flexibilidade, humildade, misericórdia, instrospecção, entre outras. 

Platão e outros filósofos, no entanto, resumiram todas as virtudes humanas em quatro tipos distintos: prudência, justiça, fortaleza e temperança.

As virtudes humanas não são natas, mas sim elementos que se constroem e complementam a personalidade das pessoas ao longo da vida. Por exemplo, ninguém nasce com “autoconfiança” ou “honestidade”, mas aprende a ter estes comportamentos a partir de lições e referências moralmente positivas dentro do ambiente em que está inserido.

No âmbito religioso, de acordo com a maioria das doutrinas cristãs, as virtudes humanas (ou virtudes morais) devem ser combinadas com as chamadas “virtudes sobrenaturais” ou “virtudes teologais”, que consistem em três principais qualidades: a fé, a caridade e a esperança.

Vale lembrar que as virtudes humanas representam características e qualidades positivas do comportamento do indivíduo. As virtudes são responsáveis por moldar e ditar o caráter, os valores e a personalidade de cada pessoa.

Saiba mais sobre o significado de Virtude.

O significado das Virtudes humanas está na categoria: Filosofia