Significado de Morfeu

O que é Morfeu:

Morfeu é o nome do deus grego dos sonhos.

As expressões “cair nos braços de Morfeu” ou “estar nos braços de Morfeu” são utilizadas para desejar ou indicar que alguém está em sono profundo, tendo bons sonhos.

De acordo com a mitologia grega, Morfeu era um dos filhos de Hipnos, o deus do sono, e representava a personificação dos sonhos.

Morfeu é descrito como um ser alado e metamorfo, ou seja, dotado da capacidade de assumir várias formas diferentes.

Segundo a lenda, graças as suas grades asas, Morfeu conseguia se locomover com rapidez por todo o mundo. Outra característica era a sua habilidade de se transformar em qualquer coisa, manifestando-se nos sonhos das pessoas através das mais diversas formas.

A história de Morfeu está presente na obra Metamorfoses, do poeta grego Ovídio, que descreve o deus dos sonhos como “o mais hábil imitador da figura humana”.

Etimologicamente, o nome do deus grego do sono (morphe) é traduzido como “moldador”, “a forma” ou “o construtor de formas”.

A partir desta raiz etimológica, surgiram outros termos na língua portuguesa, como as palavras morfologia e morfina, uma substância analgésica que provoca intensa sonolência, utilizada na medicina para ajudar a aliviar dores intensas.

Saiba mais também sobre o significado de morfologia.

O significado de Morfeu está na categoria: Geral