Tipos de Gráficos e suas funções

Gráficos são representações visuais de dados e informações numéricas que servem para facilitar a interpretação destas. 

As informações presentes nos gráficos são referentes a tudo aquilo que pode ser medido ou quantificado, normalmente apresentando um paralelo entre qualidades e quantidades. A figura do gráfico ajuda a tornar o seu conteúdo mais lógico, fazendo com que a pessoa que o analisa consiga atribuir um significado ao teor dos dados de modo mais concreto.

Por esta razão, os gráficos devem ser construídos com simplicidade e clareza, justamente para que possam ser auto-explicativos e de fácil compreensão.

Uma das funções mais usuais dos gráficos é estabelecer uma dimensão estatística sobre determinado assunto ou fato. Por exemplo, um gráfico que ajude a perceber o índice da taxa de mortalidade no Brasil. 

Tipos de gráficos

Atualmente, é essencial saber interpretar os diferentes tipos de gráficos, seja para o desempenho de determinada função, como para conseguir absorver informações úteis ao cotidiano.

Gráfico de colunas

colunas

Um dos gráficos mais utilizados. Costuma ser utilizado para comparar quantidades, apresentando variações que mostram a intensidade de determinado fenômeno, em comparação com um período de tempo, por exemplo.

Gráfico em barras

barras

É similar ao gráfico de colunas, mas com os valores dos dados dispostos na posição horizontal, enquanto que as informações comparativas aparecem na vertical.

Gráfico em pizza

pizza

Também chamado de Gráfico de Setores, este modelo tem este nome por ter o formato de uma pizza (um círculo). Usado para reunir valores a partir de um todo, seguindo o conceito da proporcionalidade. 

Gráfico de areas

areas

Costuma ser comum para comparar valores ou mostrar alterações nos dados ao longo de um período de tempo. Formado por linhas e pontos, sendo que a area deve ser preenchida.

Gráfico em linhas

linhas

Também chamado de Gráfico de Segmento, serve para apresentar valores (numéricos) em determinado espaço-tempo. Mostra as evoluções e diminuições de determinado fenômeno.

Histograma

histograma

A diferença do histograma para o gráfico de colunas está no fato do primeiro não apresentar espaço entre as barras verticais.

Infográfico

infográfico

Consiste na união entre um gráfico (imagem) e textos explicativos. São muito comuns em reportagens de jornais e revistas, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado de um infográfico.

Tipos de Gráficos e suas funções está na categoria: Geral