Significado das Cores complementares

O que são as Cores complementares:

Cores complementares são aquelas que, dentro do círculo cromático das cores, se posicionam de maneira oposta uma a outra.

No geral, elas servem para diminuir a intensidade das cores e obter cores neutras ou cinzas quando misturadas. Elas também apresentam maior contraste entre si e absorvem mais seus espectros.

Nas pinturas, as cores complementares também servem para gerar movimento e harmonia ou criar pontos de destaque, se colocadas justapostas.

Desta maneira, dentro do círculo cromático, a cor complementar de uma cor primária será sempre uma cor secundária e vice-versa, conforme a imagem abaixo:

circulo complementar

Assim, uma cor complementar é aquela que se encontra diante de outra cor. Desta maneira, a cor complementar do vermelho é o verde, a complementar do azul é o laranja e o roxo é complemento do amarelo.

As cores terciárias são complementares com cores também terciárias.

Amarelo e violeta

amarelo roxo

A cor complementar do amarelo será o violeta ou roxo, como é a cor situada no outro extremo do círculo cromático. A cor violeta é derivada da mistura entre o azul e o vermelho, que são cores primárias.

Azul e laranja

azul laranja

No caso do azul, sua cor complementar será o laranja, que se forma a partir da mistura do amarelo e do vermelho.

Vermelho e verde

verde vermelho

Já a cor complementar do vermelho é o verde, situado no outro extremo do círculo de cores. O verde é obtido a partir da mistura entre o azul e o amarelo.

Veja também o significado de cores primárias e cores neutras.

Cores complementares e cores análogas

As cores complementares se diferem das cores análogas quanto seu posicionamento no círculo cromático. Enquanto as cores complementares tem posições opostas no círculo cromático, as cores análogas se posicionam lado a lado, conforme a imagem abaixo:

cores análogas

Veja também o significado das cores.

O significado das Cores complementares está nas categorias: Geral, Arte